terça-feira, 21 de maio de 2019

21 DE MAIO - ANATOLE LITYAK


EFEMÉRIDE - Anatole Litvak, realizador, produtor e cenarista norte-americano de origem ucraniana, nasceu em Kiev no dia 21 de Maio de 1902. Morreu em Neuilly-sur-Seine, França, em 15 de Dezembro de 1974. 
Foi na URSS que, ainda muito jovem, se iniciou no cinema como actor, antes de se tornar assistente de realização em 1923. Em 1925, realizou o seu primeiro filme, “Tatiana”, antes de ir trabalhar na Alemanha, onde efectuou a montagem de “A Rua sem Alegria” de Georg Wilhelm Pabst (1925) e foi de novo assistente de realização e realizador de vários produtores alemães.
De origem judaica e face à subida do nazismo, deixou a Alemanha no meio dos anos 1930, indo para Inglaterra e França, onde se tornou amigo de Joseph Kessel. Adaptou um romance deste escritor, realizando “L'Équipage” (1935). Colaborou igualmente com ele, em “Mayerling”, filme protagonizado por Danielle Darrieux e Charles Boyer (1936). Este último filme, um drama sentimental, teve grande sucesso internacional e lançou a carreira de Danielle Darrieux.  
Em 1936, Lityak instalou-se em Hollywood e naturalizou-se norte-americano. Começou a carreira nos Estados-Undos no seio da Warner Brothers, onde realizou nomeadamente a comédia “Esta noite é a nossa noite”, filme adaptado de uma peça do dramaturgo francês Jacques Deval e cujo actor principal foi novamente Charles Boyer.
Em 1939, realizou um dos primeiros filmes abertamente anti/Hitler produzido nos Estados-Unidos: “As confissões de um espião nazi”. O filme é baseado na história real de um agente do FBI que tinha conseguido desmantelar uma rede de espiões alemães. O lançamento desta longa-metragem suscitou uma certa hostilidade e uma sala de cinema que projectava o filme foi mesmo incendiada por simpatizantes nazis.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Anatole Litvak realizou com Frank Capra, entre 1942 e 1945, três dos sete filmes da série “Why We Fight”, encomendados pelo governo dos Estados-Unidos, à intenção dos soldados americanos, antes dos seus combates em França. Em 1942, o primeiro episódio, “Prelude to War” obteve o Oscar na categoria de Documentário.
Depois da guerra, realizou “The Long Night” e, seguidamente, dois dos seus filmes mais célebres: “Desligue, é engano” e “A Fossa das seroentes”. O primeiro é um filme de angústia; o segundo é a adaptação da autobiografia da escritora Mary Jane Ward e   foi nomeado para os Oscars. 
Nas décadas seguintes, na maioria dos seus filmes encontram-se reminiscências do seu passado. Dirigiu, neste longo período, entre outros, os actores Kirk Douglas, Yul Brynner, Ingrid Bergman, Deborah Kerr, Omar Sharif, Yves Montand, Anthony Perkins, Peter O'Toole e Sophia Loren.
Foi casado com Miriam Hopkins (1937/1939), tendo-se casado em segundas núpcias com a modelo Sophie Steur, que foi sua companheira até ao fim.
Tem duas estrelas no Passeio da Fama, no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...