sexta-feira, 3 de maio de 2019

3 DE MAIO - GINO CERVI


EFEMÉRIDE - Gino Cervi, de seu verdadeiro nome Luigi Cervi, actor italiano, nasceu em Bolonha no dia 3 de Maio de 1901. Morreu em Castiglione della Pescaia, em 3 de Janeiro de 1974.
Era filho do crítico literário Antonio Cervi. Em 1920, casou com Angela Rosa Gordini, conhecida por “Nini”, que seria uma das suas parceiras em diversos filmes e com quem teve um filho. Ela sobreviveu 4 anos à morte de Gino Cervi.
Começou por fazer a dobragem de vários actores famosos, em filmes norte-americanos. Depois, trabalhou um pouco por toda a Europa, nomeadamente em França, Espanha e Inglaterra, não negligenciando o teatro, onde protagonizou - entre outros - os papéis de Cyrano de Bergerac e de Samuel Beckett.
Cervi ficou sobretudo conhecido pelo seu papel de Giuseppe Bottazzi (“Peppone”), o prefeito comunista, nos filmes da série “Don Camillo”, nas décadas de 1950 e 1960. Compartilhou, durante cerca de 15 anos, uma grande cumplicidade e amizade com a outra estrela desta série, o consagrado Fernandel.
No final da sua carreira, actuou como comissário Maigret, durante seis anos, na versão italiana para televisão, que culçinou com o filme para cinema “Maigret na Pigalle”, produzido pelo seu filho Antonio Cervi.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...