domingo, 26 de maio de 2019

26 DE MAIO - RUBEN A.


EFEMÉRIDE - Ruben A. - de seu nome completo Ruben Alfredo Andresen Leitão - professor, romancista, ensaísta, historiador, crítico literário e autor de textos autobiográficos, nasceu em Lisboa no dia 26 de Maio de 1920. Morreu em Londres, em 23 de Setembro de 1975. Era primo da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
Terminou o liceu e, aos 18 anos, em 1938, viajou sozinho por Berlim e Viena. Preparou-se para entrar no curso de Ciências Histórico-Filosóficas em Lisboa, tendo recebido explicações de Agostinho da Silva. Depois de ter chumbado na cadeira de Anatomia, desistiu e mudou-se para Coimbra.
Licenciou-se em 1946, na Universidade de Coimbra em Ciências Histórico-Filosóficas, tendi sido colega do pensador Eduardo Lourenço. Fez uma tese de licenciatura sobre os textos e correspondência inédita do rei D. Pedro V, temática que iria explorar ao longo da sua vida.
Tornou-se professor de Francês num liceu. Em Setembro de 1947, partiu para Inglaterra a fim de ser leitor no departamento de português do King's College, como bolseiro do Instituto para a Alta Cultura.
Foi professor no King's College, em Londres, de 1947 a 1951. Casou-se com Rosemary Bach, aluna do departamento no King's College, que foi mãe dos seus 4 filhos.
Em Setembro de 1950, investiu o dinheiro herdado com a venda da quinta do Campo Alegre, no Porto, na construção de uma casa de campo. Escolheu uma terra no Alto Minho - Montedor, no Carreço.
A sua obra “Páginas III” foi censurada pelo Estado Novo e Ruben A. foi obrigado a deixar o leitorado em Londres e regressar a Lisboa.
Foi funcionário da Embaixada do Brasil, de 1954 a 1972. Nesta data, foi nomeado administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Foi igualmente director-geral dos Assuntos Culturais do Ministério da Educação e Cultura.
Nos anos 1970, comprou um monte perto de Estremoz, o Monte dos Pensamentos.
Divorciou-se de Rosemary e aceitou o convite da Universidade de Oxford para ser docente no Saint Anthony's College. Três dias depois de chegar a Londres, morre de ataque cardíaco. Foi sepultado em campa rasa no cemitério do Carreço. A sua campa tem um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...