sexta-feira, 12 de julho de 2019

12 DE JULHO - MINNIE RIPERTON


EFEMÉRIDE - Minnie Julia Riperton Rudolph, cantora norte-americana de soul, R&B e rock, morreu em Los Angeles no dia 12 de Julho de 1979. Nascera em Chicago, em 8 de Novembro de 1947. Granjeou enorme popularidade com o single “Loving You” de 1975.
Era a mais nova de oito irmãos de uma família dada à música. Minnie abraçou as artes desde muito jovem. Embora tenha começado pelo ballet e dança moderna, os pais reconheceram as suas habilidades vocais e musicais, encorajando-a a enveredar pela música.
No Lincoln Center de Chicago, Riperton recebeu aulas de canto operístico. Ela praticava respiração e fraseado, com especial ênfase na dicção. Foi também treinada para usar a sua extensa gama vocal, o que contrariava a formação tradicional dos cantores de ópera.
Enquanto estudava, Riperton cantou também operetas e fez pequenos shows, como preparação para uma carreira na ópera. Jeffery, que a ensinava, estava tão convencida das suas habilidades que a motivou fortemente para estudar os clássicos, na Junior Lyric Opera de Chicago.
Minnie foi, no entanto, ainda jovem, tornando-se mais interessada pelo soul, rhythm and blues e rock. Após se graduar na Hyde Park High School, matriculou-se no Loop College, mas desistiu depois de duas semanas de aulas. Mais tarde, foi introduzida no grupo Blue and White Family, tornando-se um membro da prestigiada Zeta Phi Beta.
Riperton juntou-se ao compositor e produtor musical Richard Rudolph, com quem se casou mais tarde. Tiveram um filho e uma filha.
Em meados dos anos 1960, Riperton entrou para o grupo musical The Gems. Tinha quinze anos de idade. Sete anos após a sua entrada no grupo, retirou-se e ingressou noutro, The Rotary Connection, uma banda psicadélica. Minnie, ao mesmo tempo que estava na banda, fazia a sua carreira a solo. Produziu um grande hit de sucesso, a música “Loving You”, do álbum “Perfect Angel”, um êxito romântico da década de 1970.
Em 1972, foi notada por Stevie Wonder e chegou a ser umas das suas coristas. Em Agosto de 1976, quando da transmissão de uma emissão do “The Tonight Show”, Minnie informou o público que acaba de fazer uma mastectomia de um seio. No momento do diagnóstico, a doença já tinha atingido o sistema linfático e a sua esperança de vida era de seis meses.
Continuou, no entanto, a fazer tournées em 1977/1978 e tornou-se a porta-voz da American Cancer Society (1978/1979). Ainda publicou um último álbum em 1979. Faleceu com trinta e um anos de idade, precisamente há 40 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...