quinta-feira, 4 de julho de 2019

4 DE JULHO - EVA MARIE SAINT


EFEMÉRIDE - Eva Marie Saint, actriz norte-americana, nasceu em Newark no dia 4 de Julho de 1924. Foi premiada com o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante em 1954, pelo seu trabalho no filme “Há Lodo no Cais”, em que contracenou com Marlon Brando.
Era comum vê-la a interpretar o estereótipo da loira carismática e graciosa, em papéis importantes, da década de 1950 em diante. Hoje, embora já com mais de 90 anos, continua a actuar esporadicamente. Uma das suas participações mais recentes aconteceu em “Superman Returns” (2006).
Pensou seguir a carreira de professora, mas a actuação como amadora no grupo de teatro da universidade fê-la mudar de ideias. Estudou Actuação na Bowling Green State University.
Fez uma série de trabalhos na rádio, na televisão, em publicidade e como modelo, até ganhar o Drama Critics Awards pelo seu trabalho no telefilme “A Trip to Bountiful”, de 1953.
O primeiro papel de Saint no cinema foi em “Há Lodo no Cais”, com o qual ganhou o Oscar na categoria Melhor Actriz Coadjuvante.
Os seus filmes mais conhecidos são justamente os desse período da sua carreira: “A Hatful of Rain” (1957); “Intriga Internacional”, dirigido por Alfred Hitchcock em 1959, no qual actuou ao lado de Cary Grant; e “Exodus”, filme de 1960 que adaptava o romance homónimo de Leon Uris sobre o navio usado por judeus fugitivos do Holocausto em 1947. Neste último filme, realizado por d'Otto Preminger, c0ntracenou com Paul Newman.
Durante a década de 1970, insatisfeita com os papéis que lhe estavam a ser propostos, voltou a trabalhar na televisão. Na década seguinte, voltou ao teatro. Participou numa quantidade considerável de filmes para TV e, em 1990, ganhou um dos Prémios Emmy pela sua interpretação na mini-série televisiva “People Like Us”.
Eva Marie Saint possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, uma pelas suas contribuições para o cinema e outra pelos seus trabalhos na televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...