segunda-feira, 15 de julho de 2019

15 DE JULHO - CHRISTINE CHUBBUCK


EFEMÉRIDE - Christine Chubbuck, jornalista e animadora de televisão norte-americana, morreu em Sarasota no dia 15 de Julho de 1974.  Nascera em Hudson, em 24 de Agosto de 1944.
Christine cometeu suicídio, aos 29 anos, disparando contra a própria cabeça durante uma transmissão em directo do seu programa diário, que tratava de assuntos da comunidade.
Estudou numa escola para raparigas em Cleveland. Seguidamente, esteve um ano na Universidade do Estado de Ohio e depois no Endicott College de Beverly (Massachusetts). Obteve um diploma de Teledifusão na Universidade de Boston, em 1965.
Trabalhou para os canais WVIZ em Cleveland, nos anos 1966/67. Depois, participou num atelier-estúdio de rádio/televisão na Universidade de Nova Iorque, em 1967. No ano seguinte, trabalhou alguns meses para uma estação de televisão pública em Pittsburgh e depois em Canton (Ohio). Mudou-se em seguida para Sarasota, onde trabalhou alguns anos.
No dia 15 de Julho de 1974, anunciou aos seus colegas que ia abrir a emissão, “Suncoast Digest”, diferente do habitual em que lia as notícias. Durante os primeiros minutos da emissão, cobriu três assuntos de actualidade nacionais, depois apresentou uma reportagem, sobre um restaurante local. A bobina da reportagem bloqueou e Christine, nesse momento, declarou: «Para permanecer fiel à política do Canal 40, que consiste em vos informar de todas as últimas notícias sobre “o sangue e as tripas”, e tudo a cores, os telespectadores vão assistir a uma estreia - uma tentativa de suicídio». Apareceu um revólver na sua mão e disparou na cabeça, atrás da orelha direita. Caiu violentamente para a frente e o director técnico apressou-se a pôr o ecrã totalmente negro.
A estação apresentou rapidamente uma notícia de interesse público e depois um filme. Alguns telespectadores chamaram a polícia; outros ligaram para a estação de televisão.
Chubbuck foi transportada para o Sarasota Memorial Hospital, onde o óbito foi confirmado 14 horas mais tarde.
Segundo se soube depois, ela vinha-se queixando, junto de familiares, que se sentia deprimida e com tendências suicidas. Faltava-lhe também amigos íntimos.
O vídeo do seu suicídio foi gravado em película, mas está estritamente conservado sem acesso do público.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...