terça-feira, 9 de julho de 2019

9 DE JULHO - CHRIS COOPER


EFEMÉRIDE - Christopher “Chris” William Cooper, actor norte-americano premiado com um Oscar, nasceu em Kansas City, Missouri, no dia 9 de Julho de 1951.
Estudou na Universidade de Missouri, onde obteve dois diplomas: um em Agricultura e o outro em Teatro. Depois dos estudos, mudou-se para Nova Iorque, em busca de uma carreira. Enveredou pelo cinema.
Tornou-se bem conhecido no final dos anos 1990, pelas suas actuações em vários grandes filmes de Hollywood, como “Beleza Americana”, “A Identidade Bourne”, “Capote”, “Syriana - A Indústria do Petróleo”, “O Céu de Outubro”, “O Reino”, “Seabiscuit - Alma de herói” e “Quebra de Confiança”.
Em 2000, actuou ao lado de Mel Gibson no filme “O Patriota”, onde representou o papel de coronel Harry Burwell.
Em 2002, recebeu o Oscar de Melhor Actor coadjuvante, pelo seu trabalho em “Adaptação”, do realizador Spike Jonze. No ano seguinte, ganhou um Globo de Ouro, pela sua interpretação no mesmo filme.
Em 2014, fez uma aparição em “O Espectacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro”. Vive actualmente em Kingston (Massachusetts), com a sua esposa Marianne Leone Cooper.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...