segunda-feira, 29 de julho de 2019

29 DE JULHO - RENÉ FAVALORO


EFEMÉRIDE - René Gerónimo Favaloro, cirurgião cardiovascular e professor argentino, morreu em Buenos Aires no dia 29 de Julho de 2000. Nascera em La Plata, em 12 de Julho de 1923. Realizou, em 1967, a primeira cirurgia de ponte de safena (aorta-coronária) do mundo.
Estudou Medicina na Universidade de La Plata e trabalhou no Hospital Policlínico, passando depois a residir em Jacinto Aráuz, para substituir temporalmente o médico local.
Lia, então, bibliografia médica actualizada e começou a ganhar interesse pela cirurgia torácica. Nos finais da década de 1960, começou a estudar uma técnica para utilizar a veia safena na cirurgia coronária.
Esteve numa clínica em Cleveland, Ohio, nos EUA. Em 1971, voltou à Argentina para operar na clínica privada Guemes. No início da década de 1970, criou uma fundação que tem o seu nome.
No ano 2000, a Argentina estava imersa numa crise económica e política e a Fundação Favaloro tinha 75 milhões de dólares em dívidas. Por várias vezes, Favaloro pediu ajuda ao governo, mas nunca teve resposta. Face às dificuldades, Favaloro suicidou-se com arma de fogo.
A seguir ao suicídio, veio a saber-se que uma sua carta dirigida ao presidente Fernando de la Rúa nunca tinha sido lida. Nessa missiva, mostrava-se cansado por «ser pedinte no meu próprio país» e pedia ajuda ao presidente Rúa no sentido de angariar verbas para a fundação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...