sexta-feira, 26 de julho de 2019

26 DE JULHO - CARL ROBERT JAKOBSON


EFEMÉRIDE - Carl Robert Jakobson, escritor, jornalista, político e professor estoniano, nasceu em Tartu no dia 26 de Julho de 1841. Morreu em Kurgja, em 19 Março de 1882.
Foi uma das personalidades mais importantes do despertar nacional da Estónia, na segunda metade do século XIX.
Entre 1860 e 1880, o Governatorato da Livonia foi liderado por um governo da nobreza mais moderada. Jakobson tornou-se líder da ala radical, defendendo reformas generalizadas.
Ele foi o responsável pelo Programa económico-político do Movimento nacional da Estónia. Jakobson pediu aos estonianos para exigirem a igualdade de direitos políticos e o fim da posição privilegiada da nobreza báltico-alemã.
Em 1878, Jakobson fundou o jornal “Sakala”, que se tornou rapidamente um promotor vital do despertar cultural da Estónia. Teve igualmente um papel central na criação da Sociedade de Literatos da Estónia, que foi uma influente associação estoniana, na segunda metade do século XIX.
Carl Robert Jakobson seria retratado na nota de 500 coroas da Estónia. Faleceu aos 40 anos.
Em 1948, o Museu Quinta de CR Jakobson foi fundado pela sua filha mais velha. Este museu foi projectado para ilustrar elementos da vida rural na Estónia, durante o período da vida de Jakobson.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...