terça-feira, 16 de julho de 2019

16 DE JULHO - ODUVALDO VIANNA FILHO


EFEMÉRIDE - Oduvaldo Vianna Filho, também conhecido como Vianinha, dramaturgo, actor, director e produtor de teatro e televisão, militante comunista brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 16 de Julho de 1974. Nascera em São Paulo no dia 4 de Julho de 1936.
Filho de Oduvaldo Viana que também marcou uma época no teatro brasileiro, Vianinha estreou-se no teatro em 1955, como actor, na peça “Rua da igreja”, com o grupo do Teatro Paulista do Estudante.
Com espírito polémico e sempre muito combativo, Vianna fez parte do Teatro de Arena e estreou-se como autor em 1959, ao escrever “Chapetuba Futebol Clube”. Participou como actor no filme “Cinco Vezes Favela” de 1962.
Oduvaldo foi um dos autores do espectáculo “Opinião” (1964), símbolo da primeira resistência da classe artística ao golpe militar. Resultado dos debates internos do Grupo Opinião, a montagem levava à cena o impasse entre a vontade de ser e o ser real, recorrendo a elementos da literatura popular.
Em 1972, juntamente com Armando Costa, criou e dirigiu, na Rede Globo de Televisão, uma das séries humorísticas de maior sucesso, que voltaria a ser - mais tarde - apresentada no mesmo canal - “A Grande Família”.
As suas peças “A Mão na luva”, “Allegro desbum” e “Rasga coração” mereceram diversas montagens no Brasil. Esta última peça foi muito elogiada pela crítica. Tinha estado proibida pela Censura 
Foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da UNE. A sua escrita teatral retratava a realidade brasileira, vista na perspectiva do homem simples.
Oduvaldo Vianna Filho faleceu aos 38 anos, vítima de cancro pulmonar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...