terça-feira, 30 de julho de 2019

30 DE JULHO - PAUL ANKA


EFEMÉRIDE - Paul Anka, autor-compositor-intérprete canadiano de origens síria e libanesa, naturalizado norte-americano em 1990, nasceu em Otava no dia 30 de Julho de 1941.
Quando era criança, Paul começou a cantar, no coral da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias, na sua cidade natal. Como estudante da Fisher Park High School de Otava, fez parte de um trio chamado Bobby Soxers.
Com catorze anos, gravou “I Confess”, encorajado pelos pais. Em 1957, foi para Nova Iorque, onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babá. A canção, “Diana”, trouxe um estrelato instantâneo a Paul e é um dos discos de 45 rotações mais vendidos de sempre, com nove milhões de cópias. Prosseguiu com quatro músicas, que chegaram aos Tops 20 de 1958, transformando-o no maior ídolo dos adolescentes da época. Fez tournées no Reino Unido (1957) e depois, com Buddy Holly, na Austrália (1959). Actuou igualmente na Argélia e nos Estados Unidos. 
Graças aos títulos “You Are My Destiny” e “Crazy Love”, classificou-se entre as 20 melhores vendas de 1958.
Nos anos 1960, Anka começou a actuar em filmes, escrevendo igualmente músicas para alguns deles. Tornou-se então num dos primeiros cantores de pop a apresentar-se nos casinos de Las Vegas.
Em 1969, adaptou para a língua inglesa uma canção de sucesso de Claude François (“Comme d'habitude”), que passou a chamar-se “My Way” e tornou-se um êxito na voz de Frank Sinatra e de muitos outros cantores.
Nos anos 1980, fez dueto com Peter Cetera na canção “Hold Me Til The Morning Comes”, que fez parte da banda sonora da novela “Guerra dos Sexos”, de 1983. Paul Anka fez dueto também com Julia Migenes, na canção “No Way Out”. que pertence a banda sonora do filme “Sem Saída”, de 1987.
Ainda nos 1980, co-escreveu várias canções com Michael Jackson que, no entanto, só viriam a ser gravadas em 2009, na voz de outros cantores.
Em 1999, lembrando as suas raízes libanesas, actuou no Fórum de Beirute. Paul Anka é pai de cinco filhas e de um filho, este nascido em 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...