sábado, 27 de julho de 2019

27 DE JULHO - DANIEL BURBANK


EFEMÉRIDE - Daniel Christopher Burbank, astronauta da NASA e capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, nasceu em Manchester, nos EUA, em 27 de Julho de 1961.
Burbank frequentou a Academia da Guarda Costeira, formando-se em 1985 e entrando para o serviço activo desta força. Em 1987, fez o curso de treino de pilotos e tornou-se piloto-instrutor, servindo em várias estações da Guarda Costeira, na Carolina do Norte, Massachusetts e Alasca.
Em 1996, foi seleccionado pela NASA para o curso de astronautas, sendo qualificado após o treino-padrão e foi ao espaço em Setembro de 2000, como especialista de missão da STS-106 Atlantis, que passou uma semana na ISS, preparando o módulo Zvezda para as primeiras expedições humanas na estação.
Em Setembro de 2006, fez o seu segundo voo espacial na STS-115 Atlantis, uma missão de onze dias na Estação Espacial Internacional, onde realizou uma caminhada no espaço de aproximadamente sete horas, para instalar os painéis solares da nova estrutura montada na base da estação.
Depois de uma estadia na Rússia, para aprendizagem e treino no programa russo Soyuz, Burbank foi pela terceira vez ao espaço em Novembro de 2011, a bordo da nave Soyuz TMA-22, para uma estadia de longa duração na ISS, onde participou na Expedição 29, como engenheiro de voo, e comandou a Expedição 30. Depois de seis meses no espaço, voltou à Terra em 27 de Abril de 2012, juntamente com os seus companheiros Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin, pousando com a TMA-22 nas estepes do Cazaquistão.
Possuidor de um mestrado em Ciência Aeronáutica, Daniel Burbank é também um operador registado de radioamadorismo. Reformou-se em Julho de 2018.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...