sábado, 12 de outubro de 2019

12 DE OUTUBRO - SIMONE BALAZARD


EFEMÉRIDE - Simone Balazard, romancistas, dramaturga e editora francesa, nasceu em Alger no dia 12 de Outubro de 1935
Depois dos estudos primários e secundários, obteve um bacharelato literário. Fez depois um ano de Letras no Liceu Bugeaud. Na Faculdade de Letras, seguiu o curso de Filosofia, tendo-se licenciado em 1956, ano em que deixou a Argélia para se fixar em França. 
 Continuou a estudar: na Sorbonne e, depois, no Instituto de Etnologia do Museu do Homem.
Sob a direcção de Pierre-Maxime Schuhl, redige e defende a tese de estudos superiores “A noção de demónio em Platão”. Depois de um ano de estágio em Paris, foi nomeada para a École Normale de Vesoul em 1959. Entre 1960 e 1967, ensinou no Lycée de Saint-Louis (Haut-Rhin), no liceu de raparigas de Chartres e no Liceu Arago em Paris. 
Em 1975/1993, foi professora na École Normale e depois no IUFM, no Val-d'Oise e nos Hauts-de-Seine.  Quando de uma longa interrupção da actividade profissional, seguiu cursos no Institut d’Études Théâtrales, onde defendeu - em 1978 - a tese “A Formação do autor dramático na França de hoje”. 
Tinha-se casado em 1957 com Jacques Balazard, também nascido na Argélia. Publicou o seu primeiro romance em 1963 - “O Próximo Verão”. 
Em 1968, aderiu à União dos Escritores e ingressou na Société des gens de lettres, sendo membro do seu comité de funcionamento durante muitos anos. 
Faz parte da European Writers' Congress e presidiu, de 2002 a 2004, a Federação Internacional dos Escritores de Língua Francesa, criada no Canadá em 1982. 
Em 1996, fundou a revista literária “Le Jardin d'Essai”, que publicou quatro números por ano até 2004, ano em que deu lugar a uma pequena editora, que publica cinco colecções de livros. 
Simone Balazard publicou, até 2011, vinte livros. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...