segunda-feira, 14 de outubro de 2019

14 DE OUTUBRO - NIKOLAI ANDRIANOV


EFEMÉRIDE - Nikolai Ost Yefimovich Andrianov, ginasta da União Soviética, nasceu em Vladimir no dia 14 de Outubro de 1952. Morreu na mesma cidade em 21 de Março de 2011. 
Nikolai iniciou-se na ginástica aos onze anos, na escola juvenil de Burevestnik, localizada da sua cidade natal. Anos após encerrar a sua carreira, em 2001, entrou para o International Gymnastics Hall of Fame e, no ano seguinte, tornou-se treinador na escola onde se iniciara.  
Nikolai detém o recorde de ginasta masculino com mais medalhas, tendo conquistado em Olimpíadas um total de quinze. Ficou também conhecido pelas suas treze medalhas em Mundiais e as dezoito medalhas europeias, sendo dez delas de ouro. Foi bicampeão olímpico no solo e nos saltos, bicampeão mundial nas argolas e tricampeão europeu nos saltos, além de bicampeão europeu no solo e campeão europeu, mundial e olímpico na classificação individual geral
O pai de Nikolai abandonou a família – ele, a mãe e as suas três irmãs - quando Nikolai ainda era um menino. A sua reacção foi a rebeldia: fugia das aulas e constantemente entrava em atrito com os professores. Ao completar onze anos, Zhenya Skurlov, o seu melhor amigo, convenceu-o a acompanhá-lo numa aula de ginástica. O treinador era Nikolai Tolkachev, que aceitou ensinar a modalidade ao jovem Andrianov. 
Não demorou muito e Tolkachev apercebeu-se da necessidade de uma figura mais forte e influente sobre o jovem rebelde. O treinador decidiu que Andrianov deveria morar com ele, para ser melhor orientado. O resultado veio logo de seguida: o comportamento do jovem melhorou e, mais do que um treinador, Tolkachev era visto como um pai. 
Cinco anos mais tarde, veio a estreia numa competição, o Espartacus Júnior de 1969, em Yerevan. Terminados os eventos, Tolkachev voltou com ideias para a reformulação das rotinas do ginasta. No ano seguinte, Andrianov entrou para a equipa principal, como reserva. Em contínua melhoria, em 1971, em Madrid, participou no seu primeiro Campeonato Europeu. Nele conquistou seis medalhas, duas delas de ouro, e o reconhecimento internacional. 
Em 1972, foi considerado a maior esperança soviética para a Olimpíada de Munique, ao vencer o Campeonato da URSS. Apesar dos bons desempenhos, o concurso geral olímpico foi conquistado pelo japonês Sawao Kato. Após uma queda na prova de cavalo com arções, Andrianov encerrou a sua participação na quarta posição. Ainda que o predomínio fosse da equipa japonesa, a União Soviética mostrou competitividade ao ter Nikolai Andrianov como número um no solo
Nos quatro anos seguintes, Andrianov conquistou importantes medalhas nacionais e internacionais. Durante este período, casou-se com a ginasta soviética Lyubov Burda, bicampeã olímpica por equipas (1968 e 1972). Em 1975, o casal teve o primeiro filho, vindo a ter o segundo, dois anos mais tarde.
Em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal, Andrianov viveu o melhor momento da sua carreira, conquistando sete medalhas olímpicas, quatro delas de ouro. Por este feito, foi condecorado com a Ordem de Lenine e nomeado, pelos jornalistas, o Desportista Soviético do Ano. Quatro anos mais tarde, em Moscovo, Nikolai participou na sua última Olimpíada, na qual conquistou mais cinco medalhas.
Quando se retirou das competições, substituiu o seu técnico, Tolkachev, na escola de ginástica, em Vladimir. Um dos seus alunos foi o próprio filho, Sergei. Nikolai ainda treinou ginastas como Vladimir Artemov e Alexei Nemov, ambos medalhados olímpicos.
Após a dissolução da União Soviética, Andrianov mudou-se para o Japão, onde treinou o filho de Mitsuo Tsukahara - Naoya - campeão olímpico em Sydney. Em 2011, sofrendo de atrofia sistémica múltipla, que o impedia de falar e movimentar os membros inferiores e superiores, ficou confinado à sua casa em Vladimir, na Rússia, onde veio a falecer com 58 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...