quinta-feira, 17 de outubro de 2019

17 DE OUTUBRO - NATALIA GONCHAROVA


EFEMÉRIDE - Natalia Sergeyevna Goncharova, figurinista, desenhadora e pintora russa, naturalizada francesa em 1939, morreu em Paris no dia 17 de Outubro de 1962. Nascera em Tula, em 1881
Estudou escultura e pintura em, Moscovo, tendo começado a pintar em 1904. Participou em várias exposições a partir de 1906. Com o seu companheiro Mikhail Larionov, desenvolveu o raionismo. Foram os pais da vanguarda russa pré-revolucionária. Em 1913, Goncharova expôs as suas obras na galeria Der Blaue Reiter, em Munique. 
Goncharova também se dedicou às artes gráficas, tendo escrito e ilustrado um livro em estilo futurista. Deixou definitivamente a Rússia em 1915, indo residir na Suíça durante dois anos. Começou a desenhar trajes e cenários para ballet em Genebra. 
Mudou-se para Paris em 1918. Nos anos 1920, tornou-se um dos principais pintores dos Ballets Russos de Diaghilev. Participou igualmente na Exposição de Arte Moderna em Genebra.
Durante a II Grande Guerra Mundial e no pós-guerra, passou por um período de pobreza e de esquecimento. Foi preciso esperar por 1954, durante as grandes retrospectivas de ballet de Diaghilev, para se voltar a falar de Goncharova e do seu companheiro Mikhail Larionov. Só enão se casaram (1955). 
Uma grande retrospectiva das obras de Larionov e de Goncharova foi organizada em Londres, pelo Conselho de Arte da Grã-Bretanha, em 1961. O mesmo aconteceu em Paris, mas só após a sua morte, ocorrida em 1962. Está sepultada em Ivry-sur-Seine, França.
Já em 2019, o Tate Modern, de Londres, organizou uma exposição das obras de «Nathalie Gontcharoff», nome que lhe foi dado quando se tornou cidadã francesa em 1939. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...