quinta-feira, 31 de outubro de 2019

31 DE OUTUBRO - BUD SPENCER


EFEMÉRIDE - Bud Spencer, de seu verdadeiro nome Carlo Pedersoli, actor, nadador olímpico e jogador de polo aquático italiano, nasceu em Nápoles no dia 31 de Outubro de 1929. Morreu em Roma, em 27 de Junho de 2016. Media 1,94 e pesava 125 kg.
Como actor, Bud Spencer estrelou diversos filmes de comédia e do chamado western spaguetti. Os trabalhos mais famosos foram em comédias de acção, ao lado do seu parceiro de longa data, Terence Hill. A dupla foi aclamada mundialmente e atraiu milhões de pessoas aos cinemas. Spencer e Hill actuaram, produziram e realizaram mais de 20 filmes juntos. 
O nome ‘Bud Spencer’ foi uma homenagem à sua cerveja favorita, Budweiser, e ao actor Spencer Tracy. Licenciado em Direito, falava seis línguas, incluindo o    português. Morou no Brasil entre 1947 e 1949, quando foi funcionário do consulado de Itália no Recife.
Em 1949, com apenas 20 anos, começou a competir com as cores da S. S. Lazio, sagrando-se campeão italiano de natação nos 100 metros livres, título este que viria a conquistar 7 anos consecutivos. Além disso, foi o primeiro italiano a nadar os 100 metros, estilo livre, em menos de um minuto. 
As boas performances valeram a Pedersoli a convocação para disputar o Campeonato Europeu de natação, em 1950, realizado em Viena. Não foi campeão, mas permaneceu na equipa para disputar - em 1951 - a primeira edição dos Jogos do Mediterrâneo, onde conquistou a medalha de prata nos 100 m livres. 
Estes resultados credenciaram-no para defender as cores da Itália nas Olimpíadas de 1952 e 1956.
Foi igualmente jogador de Pólo Aquático e, jogando pela Lázio, foi campeão italiano em 1954. Em 1955, foi medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo (pelo pólo aquático). 
Em 2005, foi homenageado pela Federação Italiana de Natação, recebendo o Caimano d’Oro, uma comenda de reconhecimento pela sua expressão no desporto italiano. 
Em Helsinque-1952, foi eliminado nas semifinais dos 100 m livre com 58.9, além de integrar a estafeta 4×200 livres da Itália, que foi afastada nas eliminatórias. 
Quatro anos depois, nos Jogos de Melbourne, Pedersoli já alternava a carreira de nadador com o polo aquático, onde se sagrara campeão italiano pela Lazio em 1954. Nos Jogos de 1956, foi eliminado novamente nas semifinais dos 100 livres, desta vez nadando em 59.0. No ano seguinte, abandonou o desporto de competição.
Iniciou a sua carreira de actor em 1949, na comédia “Quel fantasma di mio marito” e, em Hollywood, no filme “Quo Vadis”, com um papel de guarda do Império Romano. Ficou famoso, com o parceiro de actuação Terence Hill, em filmes do género western spaghetti, como o primeiro grande êxito “Meu nome é Trinity”, de 1970. Outros sucessos se seguiram. Também teve êxito sem Terence Hill, como em “Lo chiamavano Bulldozer”, “Piedone lo Sbirro” e “Banana Joe”, entre outros filmes.
Tinha brevets de piloto de avião e de helicóptero, tendo fundado a companhia de aviação Mistral Air em 1984, da qual depois se separou, mas que ainda hoje existe, associada aos Correios italianos.
No fim da sua vida, dedicou-se à redacção das suas “Memória”, fazendo raras aparições em público.
Morreu aos 86 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas o filho declarou que o pai ficara com a saúde debilitada após ter sofrido uma queda em casa.
A cidade de Livorno dedicou-lhe uma estátua em Junho de 2019 e a cidade de Fontevivo, em Parma, será a primeira cidade italiana a dar o seu nome a uma rua.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...