terça-feira, 15 de outubro de 2019

15 DE OUTUBRO - MERVYN LEROY


EFEMÉRIDE - Mervyn LeRoy, actor, cenarista, produtor e realizador de cinema norte-americano, nasceu em São Francisco no dia 15 de Outubro de 1900. Morreu em Los Angeles, em 13 de Setembro de 1987.
Tinha por origem uma família judaica. Um tremor de terra, em 1907, destruiu a empresa do pai, que morreria em 1910, ainda Mervyn não atingira os dez anos de idade. Deixou a escola, para vender jornais em frente de uma sala de espectáculos (Alcazar).
Mervyn começou a actuar no teatro de vaudeville, onde se estreou ainda criança, ao lado da mãe. Em 19019, foi tentar a sua chance em Hollywood. Por intermédio de um primo, o produtor Jesse Lasky, empregou-se no Famous Players-Lasky (Paramount), onde trabalhou no laboratório, como assistente de câmara e escritor de gags, até 1927. Protagonizou também alguns dos gags.  
Cecil B. DeMille, para o qual desempenhou um pequeno papel no filme “Os Dez Mandamentos”, fê-lo sonar em ser realizador. O sonho tornou-se realidade ao conseguiu a proeza, em 1927, de dirigir “No Place to Go”, que custou pouco dinheiro e deu imensos lucros.  A partir daí, reconhecido pela crítica como uma grande revelação, dirigiu 30 filmes, entre 1930 e 1939. Descobriu actores como Clark Gable, Loretta Young, Robert Mitchum e Lana Turner. Em 1938, passou para a MGM e produz “O Feiticeiro de Oz”.
Realizou todos os tipos de filmes, mas, destacou-se especialmente naqueles que abordavam problemas sociais, como “Little Caesar”, “Two Seconds” e “I am a fugitive from a chain gang”.
As suas maiores bilheteiras aconteceram com filmes históricos como “A Ponte de Waterloo” de 1940 e “Quo Vadis?” de 1951. Oito das suas películas foram nomeadas para os Oscars
Mervyn LeRoy casou-se três vezes e, a seguir ao primeiro casamento, teve um idílio com Ginger Rogers, de quem ficou um grande amigo.  O último casamento, com Kathryn Kitty Priest Rand, durou de 1946 até à sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...