sábado, 26 de outubro de 2019

26 DE OUTUBRO - TIÃO MACALÉ


EFEMÉRIDE - Tião Macalé, de seu verdadeiro nome Augusto Temístocles da Silva Costa, actor, músico e humorista brasileiro, morreu em São José do Rio Preto no dia 26 de Outubro de 1993. Nascera no Rio de Janeiro em 17 de Dezembro de 1926.
Na década de 1960, trabalhou com Ari Barroso no programa “Show do Gongo” (TV Rio), onde - sob o comando de Ari - «gongava» as pessoas. 
Ficou conhecido a nível nacional no programa humorístico “Balança, mas Não Cai”, como o ‘crioulo difícil’, ao lado da actriz Marina Miranda, a ‘crioula difícil’. Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo mesmo alguma dificuldade na articulação das palavras, facto que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista.
Estreou-se no cinema em 1970, no filme “Os Caras de Pau”. Entraria ainda em mais 14 filmes até 1990. A sua grande base de trabalho seria, porém, o programa “Os Trapalhões”.
Em 1988 e 1989, a sua fama atingiu proporções maiores quando fez vários comerciais de paródias para a extinta rede de supermercados Disco (Distribuidora de Comestíveis Disco S.A.). Em 1989, actuou como propagandista na campanha do candidato Affonso Camargo Neto à Presidência da República.
Torcedor do Fluminense e assíduo frequentador dos estádios, Tião chegou a passar mal em duas partidas do seu clube, antes de sofrer o seu primeiro derrame. Entusiasta do futebol, organizava, treinava e às vezes arbitrava jogos de uma equipa chamada Dínamo, em Copacabana, onde morou durante muitos anos. Detestava o Flamengo e ficava possesso se alguém assobiava o Hino do Flamengo, dizendo uma série de palavrões. 
No final de 1992, sofreu um derrame e passou a trabalhar com dificuldade. Faleceu aos 66 anos de idade, vítima de infecção pulmonar. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...