domingo, 13 de outubro de 2019

13 DE OUTUBRO - FLÁVIO GIKOVATE


EFEMÉRIDE - Flávio Gikovate, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro, morreu em São Paulo no dia 13 de Outubro de 2016. Nascera na mesma cidade em 11 de Janeiro de 1943.
Formou-se na Universidade de São Paulo, em 1966, como psicoterapeuta e - desde o início da carreira - dedicou-se às técnicas breves de psicoterapia. Gikovate dizia que escolhera a especialidade psiquiátrica em função de dois motivos combinados: pessoal, por ter sido um obeso tímido, e familiar, visto o pai ser médico e a mãe sofrer de depressão. 
Em 1970, foi assistente clínico no Institute of Psychiatry da Universidade de Londres. Nos últimos trinta anos de vida, escreveu 25 livros sobre problemas relacionados com a vida social, afectiva e sexual, e os seus reflexos na sociedade. Algumas das suas obras foram também publicados em espanhol.
Colaborava regularmente em vários periódicos de grande circulação. Manteve uma coluna semanal sobre comportamento, na “Folha de S. Paulo”, entre 1980 e 1984 e, entre 1987 e 1999; e uma página na revista mensal “Cláudia”. Tinha um programa de rádio semanal (“No Divã do Gikovate”) na CBN e frequentemente participava, como convidado, em programas de televisão. 
Entre 1991 e 1993, coordenou programas na Rede Bandeirantes de Televisão e uma primeira fase do talk-show “Canal Livre”. O formato deste programa era ao vivo e Gikovate começava sempre por fazer considerações psicológicas profundas sobre um determinado tema. Era igualmente conferencista, actuando em eventos dirigidos ao público em geral, mas também naqueles que eram voltados para quadros e profissionais de psicologia ou de diferentes especialidades médicas. Teve participações na telenovela “Passione”, como ele mesmo, ajudando um personagem que tinha sofrido abusos sexuais na infância.
Faleceu aos 73 anos, no Hospital Albert Einstein, devido a um cancro no pâncreas, diagnosticado oito meses antes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...