domingo, 27 de outubro de 2019

27 DE OUTUBRO - ROBERTO BENIGNI


EFEMÉRIDE - Roberto Benigni, actor e realizador de cinema e televisão italiano, nasceu em Castiglion Fiorentino, Toscânia, no dia 27 de Outubro de 1952.  
Oriundo de uma família modesta, foi inscrito num seminário em Florença, que abandonou depois das cheias que devastaram a cidade em Novembro de 1966. Foi estudar no instituto técnico-comercial Datini di Prato. A sua grande paixão era, no entanto, o mundo do espectáculo. 
Começou por se tornar conhecido como cantor, graças a uma canção que interpretou num programa televisivo.
No cinema, Benigni é provavelmente mais conhecido pela sua tragicomédia “A Vida é Bela”, sobre um homem que tenta proteger o seu filho durante o internamento num campo de concentração nazi, fazendo-o acreditar que o Holocausto é um jogo elaborado e que ele tem de seguir fielmente as regras para vencer. O pai de Benigni perdera dois anos de vida num campo de concentração em Bergen-Belsen e a “A Vida é Bela” é baseado em parte nas experiências do seu pai. O filme foi nomeado, em 1998, para sete Oscars da Academia e ganhou nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Actor (realizado por ele mesmo) e Melhor Banda Sonora Original, composta e executada por Nicola Piovani. Benigni é um dos dois únicos actores que se dirigiram a si próprios num filme em que ganharam um Oscar de actuação - o outro foi Laurence Olivier, com a sua versão de “Hamlet”. 
Dirigiu também os filmes “O monstro”, “O pequeno diabo” e “Johnny Stecchino”. 
Nicoletta Braschi, a esposa de Benigni, estrelou a maioria dos filmes que ele realizou. Roberto Benigni também actuou em dois filmes do realizador norte-americano Jim Jarmusch (“Em Down by Law”, 1986, e “Night on Earth”, 1991). 
Estrelou a primeira curta-metragem das séries de Jarmusch, “Coffee and Cigarettes” (1986). Também foi um dos principais personagens em “Astérix e Obélix contra César”. 
É apreciado igualmente como poeta de improviso e pelos seus recitais de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. 
Na década de 1970, entrou numa série de TV chocante chamada “Televacca”, de Renzo Arbore, que foi um grande escândalo para o a época e foi suspensa pela censura. 
Em 2008, foi agraciado com um César de Honra pelo conjunto da sua carreira. Em 2012, voltou à sua faceta de actor, interpretando um dos principais papéis do filme de Woody Allen “To Rome with love”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...