terça-feira, 8 de outubro de 2019

8 DE OUTUBRO - ROUBEN MAMOULIAN


EFEMÉRIDE - Rouben Mamoulian, realizador e produtor de cinema arménio-americano, nasceu em Tíflis no dia 8 de Outubro de 1897. Morreu em Los Angeles, em 4 de Dezembro de 1987. 
Oriundo de uma família arménia (Império Russo), o pai era banqueiro e a mãe dirigia uma sociedade teatral.  Depois de ter feito os estudos secundários no Liceu Montaigne em Paris, voltou à Rússia para estudar Direito na Universidade de Moscovo. Abandonou depois os estudos de Direito para estudar Arte Dramática.
Em 1920, foi para Londres com a irmã, onde criou uma companhia teatral. Em 1923, emigrou para os Estados Unidos, para dirigir óperas e operetas. Com o crescimento da indústria cinematográfica, decidiu tentar a sorte em Hollywood.
Em 1929, realizou uma das primeiras produções faladas do cinema mundial, “Applause” (“Aplausos”), e em seguida fez “City Streets” (“Ruas da Cidade”), estrelado por Gary Cooper e Sylvia Sidney.
Em 1932, realizou o seu filme de maior sucesso, “Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (“O Médico e o Monstro”), considerado pelos críticos de cinema como uma das melhores adaptações cinematográficas do conto homónimo de Robert Louis Stevenson. O filme deu o Oscar de Melhor Actor a Frederic March.
Em 1935, realizou o primeiro filme a cores (Tecnicolor) da história do cinema, “Becky Sharp”. 
Rouben trabalhou com grandes nomes do cinema mundial nas décadas de 1940 e 1950 como Maurice Chevalier, Marlene Dietrich, Charles Boyer, Greta Garbo, Tyrone Power, Rita Hayworth e Fred Astaire, em filmes como: “Queen Christina” (“Rainha Cristina”); “The Mark of Zorro” (“A Marca do Zorro”); “Blood and Sand” (“Sangue e Areia”); e “Silk Stockings” (“Meias de Seda”), o seu último filme, realizado em 1957.
Morreu aos 90 anos, sendo sepultado no Forest Lawn Memorial Park de Glendale, no condado de Los Angeles. Tem uma estrela no Passei da Fama desde 1960. Os seus arquivos estão guardados na Biblioteca do Congresso (2002).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...