quinta-feira, 24 de outubro de 2019

24 DE OUTUBRO - KURT HUBER


EFEMÉRIDE - Kurt Huber, resistente alemão, membro do grupo Rosa Branca, nasceu em Coire, na Suíça, em 24 de Outubro de 1893. Morreu em Munique no dia 13 de Julho de 1943. 
Huber nasceu numa família de origem alemã. Cresceu em Estugarda e, depois da morte do pai, viveu em Munique. Durante os seus estudos, mostrou facilidade para a música, a psicologia e a filosofia, tornando-se professor em 1920, na Universidade Ludwig Maximilian de Munique. 
Com a chegada do NSDAP ao poder e com a acumulação de poderes sobre Hitler, Huber começou a realizar actividades de resistência individual até que contactou alguns dos membros do movimento da resistência alemã Rosa Branca. Seria ele, aliás, a escrever o sexto e último panfleto do grupo, chamando a população a romper com o nazismo. 
As actividades de resistência da Rosa Branca chamaram a atenção da Gestapo e Huber foi preso em Fevereiro de 1943. Nem o seu amigo pessoal, o compositor Carl Orff, pôde evitar que ele fosse detido, já que a carreira de Orff seria arruinada se fosse descoberta a sua relação com um conspirador.
Huber foi levado perante o Volksgerichtshof, o Tribunal Popular nazi, em Abril. O juiz Roland Freisler, que foi encarregado da maior parte dos julgamentos contra conspiradores, sentenciou Huber à pena de morte por insurreição. 
Três meses depois, Kurt Huber foi guilhotinado na Prisão Stadelheim de Munique. A universidade removera Huber da sua posição e cancelara o doutoramento, depois da sua prisão. A investigação sobre Huber permitiu também prender e executar Hans Leipelt, por tentar arrecadar dinheiro para ajuda à viúva de Huber. 
Actualmente, a praça em frente do edifício principal da Universidade de Munique chama-se ‘Professor Huber Platz’.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...