sexta-feira, 18 de outubro de 2019

18 DE OUTUBRO - GABRIEL DINIZ


EFEMÉRIDE - José Gabriel de Souza Diniz, cantor e compositor brasileiro, nasceu em Campo Grande no dia 18 de Outubro de 1990. Morreu em Estância, em 27 de Maio de 2019. 
Na adolescência, mudou-se com a família para João Pessoa, na Paraíba. Gabriel Diniz iniciou a sua carreira como músico, cantando em algumas festas estudantis, na faculdade onde estudava engenharia eléctrica. Reuniu-se com amigos e criou uma banda de garagem, tornando-se sensação entre a juventude da cidade. Estes foram os primeiros passos da caminhada do cantor que, a partir daí, foi visto pelos empresários locais da música e foi convidado para ser vocalista de uma banda «a sério».
Aos 19 anos, consolidou-se na cena nordestina, com a banda Forró na Farra, em João Pessoa, pela produtora Luan Promoções e Evento, também responsável por gerir as carreiras de muitos outros artistas. O sucesso, marcado com a sua voz, foi “O Show Terminou”. A banda Forró na Farra, comandada pelo ‘Playboyzão’ (como Gabriel era conhecido), dera início às suas actividades, na casa de shows The Pub, sendo gravado um pequeno registro em vídeo. Além da banda, Gabriel Diniz liderou os grupos de forró electrónico Capim com Mel e Cavaleiros do Forró. Este último, criado em 2001, teve mais de dois milhões de álbuns vendidos e foi considerada um dos maiores fenómenos musicais do Nordeste. O cantor foi vocalista do grupo entre os anos 2010 e 2011.
Na sua carreira a solo, Gabriel teve seis álbum lançados: “At The Park” (ao vivo, 2016), “Live” (ao vivo, 2016), “Verão” (2016), “Gabriel Diniz Na Ilha” (ao vivo, 2018), “À Vontade” (2019) e, por último, “Safadezinha”. Com o sucesso, gravou também ao lado de grandes artistas da actual cena sertaneja. 
A nível nacional, ficou conhecido pelo single “Jeniffer”, que ficou em 1º lugar entre as canções mais tocadas nas rádios e nas paradas de streaming do Brasil, consolidando-se como o hit do Verão de 2019. A canção, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, foi igualmente a música mais tocada no Carnaval de 2019. No YouTube, o vídeo da canção contava com mais de 246 milhões de visualizações, em Junho de 2019. 
Após realizar uma apresentação na cidade de Feira de Santana, na Bahia, Gabriel seguiu com destino a Maceió, Alagoas, para se encontrar com os pais e comemorar o aniversário da namorada, que completava 25 anos. O monomotor em que viajava caiu em Estância, no sul de Sergipe, causando a morte do cantor e dos dois tripulantes. Gabriel Diniz deixava-nos aos 28 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...