quinta-feira, 3 de outubro de 2019

3 DE OUTUBRO - WOJCIECH HAS


EFEMÉRIDE - Wojciech Jerzy Has, argumentista, realizador e produtor de cinema polaco, morreu em Łódź no dia 3 de Outubro de 2000. Nascera em Cracóvia, em 1 de Abril de 1925. 
Durante a ocupação alemã da Polónia, quando da Segunda Guerra Mundial, Has, de origem judaica, estudou em Cracóvia numa escola comercial e, depois, na Academia de Belas Artes, até que esta foi dissolvida em 1943, só voltando a este estabelecimento de ensino quando a guerra acabou e a escola foi reconstruída. Em 1946, terminou um curso de cinema, que durou um ano, e começou a produzir documentários e filmes educativos no Estúdio de Documentários de Varsóvia. Na década de 1950, passou a trabalhar na mais conceituada escola de cinema da Polónia - a Escola Nacional de Filmes de Łódź
Em 1947, Has fez a sua primeira média-metragem, “Harmonia”, e começou a realizar longas metragens somente em 1957. 
Em 1974, foi trabalhar como professor no departamento dirigente da Escola Nacional de Filmes de Łódź. Ao longo da sua longa e prolífica carreira, realizou alguns filmes notáveis como “O manuscrito encontrado em Saragoça”, “Lalka” (traduzido para português como “A Boneca”) e “Sanatorium pod Klepsydrą” (que pode ser traduzido como “O sanatório da Clepsidra”). 
Desde cedo, na sua carreira, Has ganhou a reputação de ser um individualista que evitava quaisquer compromissos políticos na sua forma de realizar. Produziu a maior parte da sua filmografia no período em que a Escola Polaca de Cinema estava no seu auge. Contudo, o seu trabalho possuía um estilo próprio, independente dos temas policiais que dominavam a corrente. Em praticamente todos os seus filmes, criou ambientes herméticos, em que os problemas e o enredo relacionado com os protagonistas tomavam sempre uma importância secundária, se comparados com o universo particular por ele criado.
A obra de Has é geralmente associada à pintura surrealista, pela crítica polaca. Isto justifica-se pela sua poética marcadamente onírica e pelo uso que dá à imagem dos objectos, tal como nos quadros surrealistas. Foi ainda autor de alguns dramas psicológicos, como “Jak być kochaną” (traduzido como “Como ser amado”) e “Pożegnania” (traduzido como “Adeus”) sobre pessoas com problemas físicos, que têm dificuldade em voltar à vida activa. Na sua obra, mostra o seu fascínio pelos marginalizados e por aqueles que se mostram incapazes de encontrar o seu lugar na sociedade. 
Duas correntes mantêm-se evidentes na produção de Has: por um lado, o seu cinema de análise psicológica e, por outro, os filmes de formas visionárias onde o tema da viagem é constante. 
De 1987 a 1989, Has foi director artístico dos estúdios de cinema Rondo e membro do Comité de Cinema do Estado da Polónia. Em 1989/1990, foi deão do Conselho Directivo da Academia Estatal de Cinema, Televisão e Teatro, em Łódź. Em 1990, tornou-se reitor da Escola de Cinema, mantendo-se neste posto durante seis anos. Era também o director executivo e conselheiro-chefe do Estúdio Indeks.  Faleceu com 75 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...