terça-feira, 22 de outubro de 2019

22 DE OUTUBRO - JEAN-PIERRE DESTHUILLIERS


EFEMÉRIDE - Jean-Pierre Desthuilliers, engenheiro e escritor francês, nasceu em Versalhes no dia 22 de Outubro de 1939. Morreu em 6 de Dezembro de 2013. 
Estudou no Liceu Albert-de-Mun na secção Latim/Grego, na Escola do Gai Savoir e, depois, no Liceu misto de Meaux, actualmente Liceu Henri Moissan, na secção Clássica e seguidamente em Matemática elementar. Em 1956, frequentou a turma preparatória parta as escolas superiores, no Liceu Henri-IV. Licenciado como engenheiro em 1962. Fez uma primeira carreira como engenheiro e quadro em várias empresas importantes, tendo registado várias patentes de invenções suas. Depois, foi sócio gerente de Bossard Consultants, criando uma secção de inovação pedagógica. 
Em 1992, abriu um escritório-consultor em engenharia pedagógica instalado em Boulogne-Billancourt. 
Começou a escrever em 1954, encorajado pelo poeta Jehan Despert, que o publicou nos seus “Cahiers de l'Île de France” e lhe abriu também as colunas do jornal “Le Figaro”.
Ocupou, desde 1959 até 2004, funções associativas culturais em diversas instituições. Era sócio da Sociedade dos poetas franceses. Por outro lado, juntamente com a sua actividade profissional e o seu trabalho literário, Jean-Pierre Desthuilliers comprometeu-se em várias formas de acção política e social. 
Entre a sua vasta obra literária, salientam-se vários livros de poesia, prefácios, ensaios, artigos e críticas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...