quarta-feira, 16 de outubro de 2019

16 DE OUTUBRO - DAVID REILLY


EFEMÉRIDE - David Reilly, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, morreu na Pensilvânia em 16 de Outubro de 2005. Nascera no dia 5 de Maio de 1971. Participou na banda God Lives Underwater, pioneira do estilo «rock electrónico».
Começou desde cedo a criar música. Gostava de tocar piano (ou qualquer ‘coisa’ que encontrasse pela sua frente), na idade em que a maioria das crianças ainda nem sabe falar.
Alguns anos mais tarde, interessou-se por outros instrumentos como bateria, guitarra e baixo, conseguindo economizar todo o seu dinheiro para comprar um gravador velho de quatro pistas. Nesse momento, cantar e compor já eram o seu foco. Não será necessário dizer que, para alguém que toca cinco instrumentos, compõe e aprende a arte de gravar as suas próprias músicas, a escola acaba por ficar em segundo plano. 
David tinha o desejo de se tornar produtor musical, quando a maioria das crianças apenas escolhia entre ser polícia, bombeiro, professor ou veterinário. A sua determinação para fazer com que aquele desejo se realizasse era inequívoca. 
O curso secundário foi a época em que começou a vender as fitas com as músicas, que ele gravava e produzia em casa. Tornou-se um trabalho quase a tempo inteiro. As fitas já mostravam um som que combinava muito dos anos 1980 com o feeling do rock dos anos 1970
Depois de incontáveis nomes, logotipos, bandas imaginárias e estilos, David conheceu na escola um rapaz chamado Jeff Turzo. Ambos deram luz ao que viria a ser o grupo God Lives Underwater
Com a idade de 21 anos, contratos com gravadoras já não eram mais um sonho. O executivo musical Rick Rubin viu no God Lives Underwater uma banda na qual poderia investir com pouco risco e que daria resultados quase imediatos. De facto, em muito pouco tempo, o grupo tornou-se uma banda famosa no cenário industrial-electrónico, mas as suas músicas não negavam o facto de serem mais reconhecidos como uma banda de rock. 
Depois de brigas de ego e pressões da gravadora, a banda God Lives Underwater foi desmembrada, ou melhor, simplesmente acabou, com Jeff e David a desejarem fazer carreiras a solo. David lançou um CD intitulado “How Humans Are”, através da gravadora RuffNation. Este álbum, pautado por músicas com um apelo mais acústico e roqueiro, era o que David sentia ser a melhor maneira de mostrar o seu som. 
David faleceu aos 34 anos, num hospital, devido a causas desconhecidas. O seu funeral realizou-se quatro dias depois, contando com a presença de muitos fãs, admiradores, amigos e familiares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...