sábado, 5 de outubro de 2019

5 DE OUTUBRO - PAVEL POPOVICH


EFEMÉRIDE - Pavel Romanovich Popovich, cosmonauta soviético, nasceu em Uzin, na Ucrânia, em 5 de Outubro de 1930. Morreu em Gurzuf no dia 29 de Setembro de 2009.
Desempenhou duas missões espaciais, a Vostok 4, em 1962, e a Soyuz 14, em 1974, sendo o primeiro cosmonauta de origem ucraniana. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães ocuparam a sua cidade natal e queimaram diversos documentos oficiais, incluindo o registo de nascimento de Popovich. Após o conflito, estes documentos foram restaurados com a ajuda de testemunhas oculares e, apesar da sua mãe saber que ele nascera em 1929, duas testemunhas insistiram que ele havia nascido em 1930 e este tornou-se o seu ano oficial de nascimento.
Em 1947, deixou a escola vocacional em Bila Tserkva e foi trabalhar como carpinteiro. Em 1951, licenciou-se como Engenheiro Civil numa escola técnica e também se qualificou como piloto, função na qual se juntou ao Partido Comunista da União Soviética, através da Liga da Juventude Comunista, em 1954. 
Graduado pela Escola de Aviação Militar de Estalinegrado em 1951, entrou para a força aérea soviética em 1954, onde serviu até 1959. Em 1960, foi seleccionado para o grupo de vinte pilotos que iriam treinar para serem os primeiros cosmonautas soviéticos, qualificando-se em Janeiro de 1961.
Considerado um dos mais fortes candidatos a fazer o primeiro voo espacial humano tripulado (afinal realizado pelo colega de turma Yuri Gagarine), Popovich actuou como controlador em terra - Capcom - da pioneira missão espacial tripulada. 
O seu primeiro voo ao espaço, na Vostok 4, em Agosto de 1962, foi - juntamente com a Vostok 3 de Andrian Nikolayev - a primeira vez que duas naves espaciais estiveram juntas em órbita.
Transformado em cosmonauta-instrutor em 1964, foi designado para comandar uma das missões lunares da União Soviética, treinando para isso de 1966 até 1968, quando as missões à Lua programas pela Roscosmos foram canceladas por falta de verbas. Designado então para o comando da missão Soyuz 2, viu a sua oportunidade de voltar ao espaço mais uma vez adiada, após a morte do cosmonauta Vladimir Komarov, durante a reentrada da Soyuz 1, o que fez com que a sua planeada missão fosse lançada ao espaço sem tripulação, como teste de segurança. 
Ocupando o cargo de astronauta-chefe de treinos da Roscosmos em 1972, dois anos depois foi finalmente designado para nova missão espacial, voltando pela segunda e última vez ao espaço em Julho de 1974, como engenheiro de voo da Soyuz 14, primeira missão à estação espacial russa Salyut 6
Trabalhando em funções no solo, em cargo de direcção no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarine a partir de 1978, Popovich retirou-se do programa espacial em 1982.
Entre outras condecorações que recebeu, salientam-se: duas Medalhas de Herói da URSS (1962 e 1974); a Ordem de Mérito pela Pátria; a Ordem de Lenine; a Ordem da Estrela Vermelha; a Ordem da Amizade entre os Povos; e a Legião de Honra Russa. Foi dado o seu nome a um asteróide - o 8444 Popovich.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...