domingo, 30 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDE Heiner Müller, um dos principais dramaturgos da República Democrática Alemã, director de teatro, poeta e anarquista, morreu em 30 de Dezembro de 1995, vítima de doença oncológica na garganta. Nascera em Eppendorf, na Saxónia, em Janeiro de 1929. O teatro de Müller é na maioria das vezes constituído pela reescrita de mitos antigos.
Ingressou no Partido Socialista Unido da Alemanha em 1947 e na Associação de Escritores Alemães em 1954. A partir dos anos 1960, várias das suas obras foram censuradas, o que o levou a trabalhar com companhias e grupos teatrais da Alemanha Ocidental, nos anos 70 e 80. Adquiriu grande prestígio internacional o que lhe trouxe uma maior aceitação na Alemanha Oriental.
Em 1986 foi admitido na Academia das Artes de Berlim Ocidental. Recebeu os Prémios Henrich Mann em 1959 e Kleist em 1990. Em 1992 foi convidado para assumir a direcção do Berliner Ensemble, antiga companhia teatral de Brecht. Em 1995, pouco antes da sua morte, foi nomeado seu director artístico.
No seu livro “Germânia”, defendeu que o capitalismo e o socialismo, mostrando embora duas maneiras diferentes de controlar a produção económica e de assegurar a disciplina no trabalho, levavam a que muita gente pusesse em questão a validade dos conflitos que opõem aquelas duas ideologias , porque por vezes estão demasiadamente próximas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...