domingo, 16 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEWilliam Somerset Maugham, notável romancista e dramaturgo britânico, morreu em Saint-Jean-Cap-Ferrat, no dia 16 de Dezembro de 1965. Nascera em Paris, em 25 de Janeiro de 1874.
O pai era jurista da Embaixada Britânica em Paris, razão pela qual viveu em França até à morte dos progenitores. Foi então enviado para Inglaterra para junto de um tio. Estudou em regime de internato, sendo ridicularizado pelos companheiros, por não dominar bem a língua inglesa, por gaguejar e por ser muito baixo. Foi para a Alemanha durante um ano, onde estudou literatura, filosofia e alemão na Universidade de Heidelberg. Naquele país conheceu, John Ellingham Brooks, um inglês dez anos mais velho que ele, com quem teve a sua primeira experiência homossexual.
De volta a Inglaterra, Maugham, que tinha começado a escrever quando tinha quinze anos, refreou o seu entusiasmo pela Literatura, a fim de estudar Medicina, de acordo com os desejos do seu tutor. Embora não tenha seguido a carreira médica, sempre considerou que a experiência lhe tinha sido útil para a vida literária.
Aos 40 anos já era famoso, com dez peças teatrais e dez romances publicados. Não se alistou na Primeira Guerra Mundial, mas serviu em França como membro da Cruz Vermelha, juntamente com um grupo de 23 conhecidos escritores. Foi neste período que conheceu um jovem americano de São Francisco, que viria a ser seu companheiro até à morte dele em 1944.
Em 1915, foi trabalhar para a Suiça, recolhendo informações para os serviços secretos, experiência que também o inspirou em alguns romances de espionagem. O romance “Servidão Humana”, publicado em 1915, foi considerado pela crítica da época como um dos mais importantes do século XX.
Em 1928, ficou residência em França, adquirindo uma propriedade na Riviera. Teve ao longo da vida uma produção literária prodigiosa, escrevendo também ensaios e livros de viagens. Quando da ocupação da França pelos alemães, Maugham já era um dos escritores de língua inglesa mais famosos do mundo e igualmente um dos mais ricos. Refugiou-se nos Estados Unidos, onde ganhou bom dinheiro com a adaptação cinematográfica de muitas das suas obras. Foi para Inglaterra quando acabou a guerra e, em 1946, voltou a fixar-se em França. Apesar da sua inclinação sexual, Maugham teve um casamento, que acabou em divórcio, mas de que nasceu uma filha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...