sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDE Jane Mallory Birkin, actriz e cantora britânica, nasceu em Londres, no dia 14 de Dezembro de 1946. Está em França desde o fim dos anos 1960.
Foi casada, de 1965 a 1968, com o compositor John Barry, autor da música de vários filmes do “007-James Bond”. Teve depois uma relação com o cantor Serge Gainsbourg, que culminou em casamento (1968).
Uma das suas canções mais conhecida (Je t'aime... moi n'on plus) foi proibida em Portugal por ser considerada um “atentado aos bons costumes” pelo regime salazarista. O mesmo aconteceu no Vaticano, o que fez aumentar exponencialmente o número de discos vendidos. Esta canção, escrita inicialmente por Gainsbourg para Brigitte Bardot, iniciou uma longa colaboração entre os dois cantores. Quando Gainsbourg morreu, em 1991, Jane Birkin gravou vários discos com as suas canções e correu mundo, tornando-se sua embaixadora. Colaborou com muitos músicos estrangeiros, entre os quais Caetano Veloso. Ganhou alguns Discos de Oiro.
Fez vários filmes, tanto em Inglaterra como em França, entre os quais “Blow Up” de Michelangelo Antonioni, que ganhou a Palma de Oiro no Festival de Cannes. Neste filme ela aparece completamente nua.
Diga-se, por curiosidade, que seu pai, durante a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o transporte de muitos combatentes da resistência francesa, entre a Inglaterra e a Normandia. Entre esses resistentes, contou-se François Mitterand, futuro Presidente da República Francesa. Outra curiosidade - ela foi uma das crianças intervenientes nas cerimónias do casamento da rainha Isabel II de Inglaterra.
Jane Birkin tem dado a sua colaboração a várias acções humanitárias (Amnistia Internacional entre outras).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...