domingo, 9 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEJosé Claudino Rodrigues Miguéis, escritor português, nasceu em Lisboa, no dia 9 de Dezembro de 1901. Faleceu em Nova Iorque, em 27 de Outubro de 1980. Passou a infância e juventude em Lisboa, onde se formou em Direito. Nunca exerceu porém a advocacia, consagrando a sua vida à Literatura e à Pedagogia. Escreveu romances, contos, novelas e peças de teatro. Tem obras traduzidas em inglês, italiano, alemão, russo, checo, francês e polaco. Foi igualmente militante político, polemista, pedagogo e desenhador.
José Rodrigues Miguéis pertenceu ao chamado Grupo Seara Nova, ao lado de grandes autores como Jaime Cortesão, António Sérgio, José Gomes Ferreira, Irene Lisboa e Raul Proença. Colaborou em diversos jornais: O Diabo, Diário Popular, Diário de Lisboa e República. Foi, juntamente com Bento de Jesus Caraça, director de O Globo, semanário que viria a ser proibido pela censura em 1933, após a publicação do 3º número.
Licenciou-se em 1933 em Ciências Pedagógicas na Universidade de Bruxelas. Herdando do pai, imigrante galego, as ideias republicanas e progressistas, cedo se opôs ao salazarismo, o que o obrigaria a optar pelo exílio nos Estados Unidos da América a partir de 1935. Nos Estados Unidos trabalhou como tradutor e redactor das Selecções do Reader's Digest. Só voltou pontualmente a Portugal, nunca aqui passando mais de dois anos seguidos. Em 1942, adquiriu a nacionalidade americana, mas escreveu sempre em língua portuguesa.
Em 1932, recebeu o Prémio Casa da Imprensa com o seu primeiro livro "Páscoa Feliz" e, em 1959, o Prémio Camilo Castelo Branco. Os seus livros mais vendidos em Portugal são "Léah e outras histórias" e "A escola do paraíso".
Em 1961, foi eleito membro da Hispanic Society of América e, em 1976, membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Um ano antes do seu falecimento, foi agraciado com a Ordem Militar de Santiago da Espada, com o grau de Grande Oficial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...