sexta-feira, 4 de abril de 2008

EFEMÉRIDEIsidore Lucien Ducasse, que ficou conhecido como Conde de Lautréamont, poeta franco-uruguaio, nasceu em Montevideu, no dia 4 de Abril de 1846. Morreu em Paris, em 24 de Novembro de 1870. O seu poema mais conhecido, com sessenta estrofes, “Os Cantos de Maldoror” (1868) é considerado uma obra fundamental no campo da literatura fantástica e um dos percursores do surrealismo.
Julga-se que o seu pseudónimo provenha do nome de um romance de Eugène Sue, “Latréaumont”, se bem que com uma ligeira diferença na grafia.
Sobretudo os críticos, mas também os leitores em geral, dividem-se ao apreciar a obra deste autor. Para uns, ele foi um génio da literatura universal; para outros, foi um louco. O que não há dúvida é que ele se tornou uma referência e um “autor de culto” para muitos intelectuais.
Poucas informações chegaram até aos nossos dias acerca da sua vida. Sabe-se que a mãe era francesa e morreu quando ele tinha onze meses. Com treze anos esteve a estudar em França num colégio interno. Em 1867 viajou para o Uruguai, mas voltou a Paris instalando-se num hotel. Escreveu igualmente dois fascículos: Poesias I e Poesias II em 1870. Morreu com 24 anos, por “causa desconhecida” segundo a certidão de óbito.
Em 1977 foram descobertos alguns manuscritos seus redigidos em língua espanhola o que leva a crer que utilizava correntemente esta língua, embora a sua obra tenha sido toda escrita em francês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...