segunda-feira, 21 de abril de 2008

EFEMÉRIDE Nina Simone, de seu verdadeiro nome Eunice Kathleen Waymon, grande pianista, cantora e compositora americana, morreu em Carry-le-Rouet, em França, no dia 21 de Abril de 2003. Nascera em Tryon, Carolina do Norte, em 21 de Fevereiro de 1933. Aos dez anos deu o primeiro concerto público na Biblioteca da sua terra natal. O nome artístico foi adoptado aos 20 anos, para poder cantar Blues em cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, às escondidas dos pais.
Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por combater publicamente o racismo. O seu envolvimento era tal, que cantou no funeral de Martin Luther King. Foi casada com um polícia, igualmente seu empresário, que lhe batia.
Abarcou vários estilos, desde o Gospel, passando pelo Soul, Blues, Folk e Jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a entrar na prestigiada “Juilliard School of Music” de Nova Iorque. A sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino dos activistas negros. O seu primeiro disco, com catorze faixas, foi gravado num único dia e constituiu um grande sucesso.
Em 1978 foi presa (mas rapidamente libertada) por recusar pagar os seus impostos, como protesto pela intervenção americana no Vietname.
Em 1987 a sua canção “My Baby Just Cares For Me » foi utilizada como publicidade do célebre perfume Chanel nº 5. Foi viver para França a partir de 1993. O seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan de Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...