domingo, 13 de abril de 2008

EFEMÉRIDEJerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português desde Novembro 2004, nasceu em Pirescouxe, Santa Iria de Azóia, no dia 13 de Abril de 1947.
Oriundo de uma família humilde, teve a vida normal de uma família operária com dificuldades económicas, em que as crianças «não tinham sequer tempo para serem meninos». Jerónimo foi trabalhar para uma fábrica aos catorze anos.
Logo que se tornou operário metalúrgico (afinador de máquinas), empregou-se na “MEC”, estudando à noite até completar o 4º ano do Curso Industrial.
Iniciou a sua actividade antifascista como dirigente da Sociedade 1º de Agosto Santairiense, centrando a sua actividade em eventos culturais e no teatro (anos 1960).
Entre 1969 e 1971 cumpriu o serviço militar no Regimento de Lanceiros 2 e na Guiné. Em 1973 fez parte da lista vencedora das eleições no Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa.
Aderiu ao PCP em Abril de 1974, a seguir à Revolução dos Cravos, passando a fazer parte do seu Comité Central a partir de 1979 e da Comissão Política em 1992.
Foi eleito várias vezes deputado ao Parlamento, de 1975 a 1993, e de novo a partir de 2002. Durante alguns anos, continuou a trabalhar na MEC a meio-tempo, rumando a Lisboa depois do almoço para as sessões do Parlamento. Um funcionário do “Palácio de São Bento” cumprimentou-o uma vez por «Senhor Doutor» ao que ele respondeu que não era doutor. Logo o dito funcionário emendou: «Desculpe Senhor Engenheiro». Hábitos de tempos antigos onde só “engenheiros e doutores” podiam chegar a deputados…
Foi candidato à Presidência da República em 1996, tendo desistido a favor do candidato socialista, Jorge Sampaio, que venceria as eleições contra o candidato mais à direita.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...