quarta-feira, 4 de maio de 2011

EFEMÉRIDEJean Nicot, diplomata e autor de um dos primeiros dicionários modernos da língua francesa, morreu em 4 de Maio de 1600. Nascera em Nîmes no ano de 1530.
Foi Embaixador de França em Portugal, de 1559 a 1561. Durante a sua estadia em Lisboa, plantou nos jardins da embaixada algumas sementes de tabaco que lhe tinham sido dadas por um mercador flamengo.
Em 1560, introduziu o tabaco na Corte Francesa, fazendo-o chegar em pó a Catarina de Médecis, para tratar as enxaquecas do filho através do nariz. O tabaco ficou conhecido na época por “erva de Nicot” ou “erva da Rainha”.
Compilou um dicionário moderno de francês, o “Thrésor de la langue française tant ancienne que moderne” que, no entanto, só seria publicado em 1606, seis anos após a sua morte.
Em 1753, o naturalista Carl Linnaeus escolheu o apelido de Jean Nicot para designar a planta do tabaco (nicotiana). À substância alcalóide básica, líquida e de cor amarela, que constitui o princípio activo do tabaco, seria dado o nome de nicotina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...