quarta-feira, 25 de maio de 2011

EFEMÉRIDELuciana Abreu Sodré Costa Real, cantora, actriz, modelo e apresentadora portuguesa, nasceu em Massarelos (Porto) no dia 25 de Maio de 1985.
Desde criança que demonstrou várias qualidades artísticas e cedo se destacou pela sua beleza. Passava horas em frente de um espelho, a cantar, a dançar e a representar.
Foi em 1999, no programa da SICCantigas de Rua”, que Luciana Abreu fez realçar a sua voz pela primeira vez em público. Sagrou-se vencedora do programa, interpretando “Lusitana Paixão” de Dulce Pontes e “Papel Principal” de Adelaide Ferreira.
Em 2002 demonstrou que também sabia representar, integrando o elenco da peça “O Casamento” da Seiva Trupe, um dos mais conceituados grupos de teatro do Norte de Portugal. No ano seguinte, desempenhou o papel de Beatriz no musical “Cabaret Carioca”, inspirado em músicas de Chico Buarque.
Apesar de todo o talento, viu os seus sonhos serem adiados por diversas vezes, pois a necessidade de ajudar a família levou-a a colocar outros trabalhos à frente da carreira musical. Esteve perto de alcançar a fama quando se inscreveu na “Operação Triunfo”, mas teve de trocar o casting pelo seu primeiro dia de trabalho numa loja de roupa. De 2002 a 2005, participou em vários concursos de karaoke, onde era habitual ficar em 1º lugar.
Finalmente, em 2005, viu o êxito bater-lhe à porta quando participou no programa “Ídolos” mas, apesar de ter sido sempre uma das concorrentes preferidas pelo público e muito elogiada pela maioria dos elementos do júri, acabou por sair na quinta gala, provocando o espanto geral. Chegou a ser comparada a algumas das melhores cantoras da actualidade, como Mariah Carey, Whitney Houston e Céline Dion, por Luís Jardim, produtor português vencedor de um Grammy e que fazia parte do júri.
O grande salto na sua carreira deu-se com a telenovela da SICFloribella" em 2006, projecto esse que, graças ao enorme sucesso, se prolongou até ao final de 2007. Foram lançados três CD, em que a maioria das músicas eram cantadas por Luciana. O primeiro disco vendeu 200 000 exemplares, tendo atingido a dupla platina em apenas 24 horas, sendo considerado o maior sucesso do ano e tendo ficado em primeiro lugar nos tops durante largos meses.
Ainda à volta daquela telenovela, foi feito o musical “Ri-Fixe”, que esgotou três vezes o Coliseu de Lisboa. Foi convidada para ser a Rainha da Parada nas Comemorações do Dia de Portugal em Newark, que atraiu milhares de pessoas.
No final de 2006, Luciana deu a voz a Selénia, em “Artur e os Minimeus”, um filme de animação de Luc Besson, ao qual Madonna tinha dado a voz na versão original.
Em 2007, foi nomeada para duas das categorias dos Globos de Ouro, vencendo uma delas.
Luciana surpreendeu tudo e todos quando provou que também tinha talento para dançar, participando na 3ª edição do programa “Dança Comigo” do qual saiu vencedora.
Após ter realizado, ao longo destes anos, algumas produções fotográficas para revistas e jornais, nomeadamente para a “Caras” e o “Expresso”, foi capa da “FHM”, uma revista masculina muito prestigiada, que bateu então o recorde de vendas com 65 000 exemplares, tendo sido lançada uma 2º edição com mais 15 000.
Deslocou-se de novo aos Estados Unidos, Newark e Washington, onde deu sessões de autógrafos e cantou músicas de várias artistas consagradas a nível mundial.
Depois da sessão fotográfica para a FHM e de ter sido o nome mais procurado pelos portugueses na Internet, foi eleita pelos leitores daquela revista como a Mulher Mais Sexy de 2008.
Lucy” foi o nome do programa que marcou o seu regresso aos ecrãs da SIC. Participou também na telenovela “Perfeito Coração” no mesmo canal.
Casou com o futebolista do Sporting Clube de Portugal, Yannick Djaló, em 13 de Maio de 2010. Tiveram a primeira filha, Lyonce Viiktórya, em Janeiro de 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...