domingo, 22 de maio de 2011

EFEMÉRIDE Naomi Campbell, célebre modelo, cantora e actriz britânica, nasceu em Streatham, no dia 22 de Maio de 1970.
Estudou na Italia Conti Academy, na Dunraven School e na London Academy For Performing Arts. Surgiu na década de 1980, juntamente com outras top models, como Linda Evangelista, Cindy Crawford e Claudia Schiffer.
Iniciou a carreira de manequim aos 15 anos, quando foi descoberta por um agente da Elite Model norte-americana, que não pôde deixar de reparar na beleza da jovem que misturava traços jamaicanos e chineses. Começou aí a sua meteórica ascensão até à fama, que levou um grande impulso em Agosto de 1986, ao aparecer na capa da versão britânica da revista de moda “Elle”. Mudou-se então para Paris, com o intuito de desenvolver a sua imagem.
Em 1988, quando já era muito solicitada por diversos costureiros como Versace (o seu maior impulsionador), foi a primeira mulher negra a aparecer nas capas das revistas “Vogue” francesa e inglesa e ainda na “Time”. Mudou-se no ano seguinte para Nova Iorque, onde passou a viver, não demorando muito tempo a aparecer na capa da “Vogue” norte-americana. Em 2008 surpreendeu ao posar com os seios nus para uma edição da “Vogue” russa.
O fabricante dos pneus Pirelli, que todos os anos escolhe uma top model para ilustrar os seus famosos calendários, optou por Campbell em 1995. Nesse mesmo ano, a modelo inglesa gravou um CD intitulado “Babywoman”, que vendeu mais de um milhão de cópias. Ainda em 1995, lançou o livro “Swan”, que conta uma história de suspense envolvendo cinco manequins e as suas viagens à volta do mundo. Publicou também um livro ilustrado com as suas melhores fotos, cujos lucros reverteram para a Cruz Vermelha da Somália. Campbell contribuiu igualmente, através da UNESCO, com fundos para a construção de jardins-de-infância em países pobres. Colabora frequentemente com Mandela e com o Dalai Lama em vários projectos humanitários.
Em 2000, uma edição brasileira da revista “Playboy” dedicou seis páginas a Naomi, que a partir de então esteve várias vezes no Brasil. Em 2008 foi internada no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo para lhe ser retirado um quisto no ovário. Em Novembro desse mesmo ano foi entrevistada para o Programa do Jô, tendo sido exibidas fotografias dos seus encontros com os presidentes Lula, Hugo Chávez e Nelson Mandela. Em 2002, desfilou para Jean Paul Gaultier, no espectáculo que este costureiro apresentou depois da despedida oficial de Yves Saint Laurent. A manequim desfilou com as mãos nos seios desnudados. Nesse ano, juntamente com as top models Elle Macpherson e Claudia Schiffer, tornou-se sócia da cadeia de restaurantes “Fashion Café”.
Campbell apareceu em vários videoclipes de artistas famosos, como Bob Marley, George Michael, Michael Jackson e Madonna.
Entre os namorados que tem tido ao longo da vida, salientam-se o pugilista Mike Tyson, o empresário italiano Flavio Briatore, chefe da escudaria Renault da Fórmula 1, o actor Robert De Niro, o empresário brasileiro Marcus Elias, da Parmalat, e o oligarca russo Vladislav Doromin. A modelo conheceu o oligarca em 2008, durante o Festival de Cinema de Cannes. Alguns dos seus conhecidos confidenciaram que ela se apaixonou à primeira vista.
Já trabalhou para numerosos estilistas, entre os quais Ralph Lauren, Versace, Dolce & Gabbana e Louis Vuitton.
Naomi é conhecida pelo seu forte temperamento e os jornais de escândalos fazem eco regularmente dos seus problemas sobretudo com outras celebridades.
Em Maio de 2010 deu uma entrevista emocionante a Oprah, nos Estados Unidos, na qual chorou várias vezes, relembrando os seus 25 anos de carreira. Reside actualmente em Moscovo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...