quinta-feira, 26 de maio de 2011

EFEMÉRIDESydney Pollack, actor, realizador e produtor norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 26 de Maio de 2008, vítima de cancro. Nascera em Lafayette, na Luisiana, em 1 de Julho de 1934.
Oriundo de uma família de emigrantes judeus russos, estudou Arte Dramática em Nova Iorque.
Em 1966, o filme “Propriedade interdita” tornou-o conhecido no mundo do cinema. Os anos 1970 foram muito fecundos para Pollack, sendo nomeado para o Oscar de Melhor Realizador em 1970 e, dois anos depois, vendo um dos seus filmes apresentado na selecção oficial do Festival de Cannes.
Sydney Pollack teve dois grandes sucessos de bilheteira, vivamente aclamados pela crítica: “Tootsie” (1982), protagonizado por Dustin Hoffman, e “Out of Africa”, com Meryl Streep e Robert Redford, que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1985 e deu a Pollack o Oscar de Melhor Realizador.
Nos anos 1990 voltou à sua formação inicial de actor, entrando em vários filmes de realizadores seus amigos, como Woody Allen e Stanley Kubrick.
Além de muitas películas, dirigiu igualmente as séries de televisão “O Fugitivo” e “The Alfred Hitchcock Hour”. Através da sociedade Mirage, fundada em 1985, financiou e produziu também numerosos filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...