domingo, 13 de novembro de 2011




EFEMÉRIDEAbade de Baçal, de seu nome Francisco Manuel Alves, sacerdote, arqueólogo, historiador e genealogista português, morreu em Baçal no dia 13 de Novembro de 1947. Nascera na mesma localidade, no concelho de Bragança, em 9 de Abril de 1865.

Estudou no Liceu e no Seminário de Bragança. Foi ordenado padre em Junho de 1889, sendo desde então e até à sua morte pároco da aldeia natal.

Dedicou a sua vida a recolher testemunhos arqueológicos, etnológicos e históricos respeitantes à região de Trás-os-Montes e, especialmente, ao distrito de Bragança. Autodidacta erudito, rústico e pitoresco, os críticos apontam-lhe, contudo, uma certa falta de sistematização e de poder interpretativo.

A sua obra principal, “Memórias arqueológicas-históricas do distrito de Bragança” (1909-1947), é composta de onze volumes.

Em 1925 foi nomeado Director Conservador do Museu Regional de Bragança que, desde 1935, é designado por Museu do Abade de Baçal em sua homenagem.

No quinto volume da sua obra-prima, dedicado aos Judeus, consta o seu curriculum, de que se salienta: Reitor de Baçal, Vereador da Câmara Municipal de Bragança e Vogal da Junta Geral do Distrito; Sócio da Associação dos Arqueólogos Portugueses, da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos, do Instituto de Coimbra, da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto Etnológico da Beira e do Instituto Histórico do Minho; Presidente Honorário do Instituto Científico-Literário de Trás os Montes; distinguido pelo Clero Bragançano com a oferta de um cálice de grande valor artístico e com uma pena e um tinteiro em ouro.

Colaborou activamente na imprensa, havendo artigos seus nas mais variadas publicações: “Alerta”, “Anuário de Viana do Castelo”, “A Palavra”, “A Torre de D. Chama”, “A Voz”, “O Comércio do Porto”, “Distrito de Bragança”, “Gazeta de Bragança”, “Leste Transmontano”, “Notícias de Bragança”, “O Comércio de Chaves”, “O Bragançano”, “Diário de Noticias”, “O Século”, “O Pirilampo”, “O Primeiro de Janeiro”, etc.. Em 1935 foi condecorado com o Grande Oficialato da Ordem de Santiago.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...