quinta-feira, 3 de novembro de 2011




EFEMÉRIDEBernardino Ramazzini, médico e escritor italiano, nasceu em Carpi no dia 3 de Novembro de 1633. Morreu em Pádua, em 5 de Novembro de 1714.


Ramazzini foi um precursor no uso de um derivado do quinino no tratamento de malária. A sua maior contribuição para a medicina seria, porém, um trabalho sobre doenças ocupacionais, chamado “De Morbis Artificum Diatriba” (“Doenças do Trabalho”), publicado em 1700, que escalpelizava os riscos para a saúde provocados por produtos químicos, poeiras, metais e outros agentes com que conviviam os trabalhadores em 52 ocupações. Este foi um trabalho pioneiro e constituiu a base da medicina ocupacional, desempenhando um papel fundamental no seu posterior desenvolvimento. Detalhou igualmente certas medidas de higiene e segurança para melhorar as condições de trabalho.


Foi professor de medicina na Universidade de Pádua desde 1700 até à sua morte. Publicou ainda o “Tratado das Doenças dos Artesãosque, durante dois séculos, serviu de referência absoluta na matéria.


A obra deste verdadeiro pai da Medicina no Trabalho foi traduzida para francês por Antoine-François Fourcroy em 1777.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...