domingo, 6 de novembro de 2011




EFEMÉRIDEJohn Philip Sousa, compositor e maestro de banda norte-americano, nasceu em Washington no dia 6 de Novembro de 1854. Morreu em Reading, em 6 de Março de 1932.


Filho de pai português de origem açoriana e de mãe bávara, iniciou a sua formação musical com seis anos. Depois de ter aprendido a tocar todos os instrumentos de sopro, actuou em orquestras de teatro em Washington.


Aos 20 anos tornou-se maestro da United States Marine Band. Em 1892 formou a sua própria banda que, devido à composição do naipe dos seus instrumentos, era capaz de executar programas tão variados como os de uma orquestra sinfónica.


É autor de “The Stars and Stripes Forever”, marcha oficial dos Estados Unidos. A sua produção musical inclui mais de 200 marchas, poemas sinfónicos, suites, óperas e operetas. Ficou conhecido também por ter idealizado e dado nome ao Sousafone, uma tuba muito popular nas fanfarras e no jazz de Nova Orleães.


Com a sua própria banda, entre 1892 e 1931, realizou 15 623 concertos. Em 1900, representou os Estados Unidos na Exposição Universal de Paris. Escreveu uma autobiografia intitulada “Marching Along”.


Uma das suas marchas, “The Liberty Bell”, foi utilizada para o genérico do Monty Python's Flying Circus.


Morreu de insuficiência cardíaca, no seu quarto do Hotel Abraham Lincoln, em Reading, Pensilvânia. Tinha acabado de dirigir um ensaio. Foi sepultado em Washington no Cemitério do Congresso.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...