quarta-feira, 9 de novembro de 2011




EFEMÉRIDECarlos Alberto do Vale Gomes Carvalhas, economista e político português, nasceu em São Pedro do Sul no dia 9 de Novembro de 1941.


Licenciou-se em Economia no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, depois de ter iniciado a sua vida universitária no Porto.


Ainda adolescente, apoiou o General Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958. Em 1969 aderiu ao Partido Comunista Português, tendo apoiado o movimento estudantil de oposição ao salazarismo nas campanhas eleitorais de 1965, 1969 e 1973.


Exerceu a sua actividade profissional na Profabril, empresa do Grupo CUF, onde foi director financeiro. Paralelamente, de 1969 a 1974, colaborou estreitamente com o Movimento Sindical.


Foi director do jornal “Notícias da Amadora” e fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Colaborou ainda em publicações como a “Vértice” e a “Seara Nova”.


Após o 25 de Abril de 1974 foi Secretário de Estado do Trabalho em cinco Governos Provisórios, Vice-presidente do Conselho Nacional do Plano e deputado na Assembleia de República e no Parlamento Europeu.


Foi eleito Secretário-geral Adjunto do PCP em 1990. Em 1991 candidatou-se à Presidência da República. No ano seguinte sucedeu a Álvaro Cunhal como Secretário-geral, cargo que exerceu até 2004. Sucedeu-lhe Jerónimo de Sousa.


Carlos Carvalhas colabora actualmente em vários jornais e revistas, sendo convidado para programas televisivos sobre temas económicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...