sexta-feira, 25 de novembro de 2011




EFEMÉRIDEKarl Friedrich Michael Benz, inventor alemão, pioneiro do automóvel, nasceu em Karlsruhe no dia 25 de Novembro de 1844. Morreu em Ladenburg, em 4 de Abril de 1929. Foi o inventor, juntamente com Gottlieb Daimler, do automóvel movido a gasolina como o conhecemos actualmente.


Estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Karlsruhe. Em 1871 fundou a sua primeira sociedade (materiais de jardinagem). Em 1883 fundou a Benz & Cª e começou a construir motores industriais em Mannheim. Dois anos mais tarde, desenvolveu o Triciclo Benz 1, instalando um monocilindro arrefecido por água, com um litro de cilindrada e 560 watts, com arranque eléctrico, válvula de admissão comandada, caixa de velocidades e diferencial. Em 1886 registou a respectiva patente.


Em Agosto de 1894, a sua esposa, utilizando o protótipo, percorreu o primeiro trajecto de longa distância, os 104 quilómetros que separam Mannheim de Pforzheim. Esta proeza, à velocidade notável para a época de 15 km/h, incitou Karl Benz a aperfeiçoar o veículo, acrescentando-lhe nomeadamente uma velocidade suplementar para afrontar as subidas mais comodamente e com mais eficácia.


Em 1893 fabricou a primeira viatura Benz com quatro rodas, a Benz Victoria, seguida da Benz Velo que se tornaria o modelo de base dos primeiros camiões e autocarros em 1895. Em 1896, surgiu a primeira Benz Kontra-Motor, com um motor de dois cilindros horizontais opostos. O primeiro camião foi fabricado no mesmo ano. Dois anos depois, adoptou pneus em borracha à Benz Confortable. Em 1899 a produção atingia já 572 viaturas e, no ano seguinte, seriam fabricados 603 veículos.


O primeiro automóvel de corrida apareceu em 1899 e esteve na origem de numerosos sucessos.


Em Novembro de 1914, a Universidade de Karlsruhe, onde ele tinha estudado, outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa.


Em 1924, Karl Benz e Paul Daimler (filho e sucessor de Gottlieb Daimler, proprietário da marca Mercedes) encetaram uma estreita colaboração, que culminaria com a fusão das suas empresas e a criação em 1926 da sociedade Mercedes-Benz.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...