EFEMÉRIDE – Aristides Maria Pereira, político de Cabo Verde e seu primeiro Presidente da República, nasceu na ilha da Boavista em 17 de Novembro de 1923. Morreu em Coimbra, Portugal, no dia 22 de Setembro de 2011.
Começou a sua vida profissional como radiotelegrafista, tendo chegado a Chefe dos Serviços de Telecomunicações, na Guiné-Bissau.
A partir da década de 1940, envolveu-se na luta pela independência de Cabo Verde. Em 1956, juntamente com Amílcar Cabral, fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), assumindo o cargo de Secretário-Geral em 1973.
Com a conquista da independência em 1975, Aristides Pereira tornou-se Presidente da República de Cabo Verde, cargo que manteve até 1991. Apesar da ausência de eleições, a situação dos direitos humanos em Cabo Verde era uma das melhores da África ocidental. A delegação de poderes a favor dos “comités de cidadãos” permitiu a gradual e completa democratização do país.
Cabo Verde foi um país não alinhado durante a “guerra-fria”. Aristides procurou sempre apoiar o campesinato nas suas reformas económicas. Em 1986, foi agraciado em Portugal com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique. Em 1991, após eleições democráticas, perdeu a presidência para António Mascarenhas Monteiro.
Faleceu em Portugal, onde estava desde Agosto de 2011, tendo sido operado a uma fractura no colo do fémur, agravada por ser diabético.
Sem comentários:
Enviar um comentário