EFEMÉRIDE – Andrei Nikolaievitch Tupolev, proeminente projectista e construtor aeronáutico russo, nasceu em Poustomazovo no dia 10 de Novembro de 1888. Morreu em Moscovo, em 23 de Dezembro de 1972. Estudou na Universidade Técnica do Estado.
Iniciou a sua carreira em 1929 no Instituto Central de Aerohidrodinâmica, onde foram projectados mais de uma centena de aviões, sobretudo bombardeiros (entre eles o Tupolev Tu-26 e o Tupolev Tu-2) e aviões de passageiros, como o Tupolev Tu-134 e o Tupolev Tu-154.
Foi preso em 1937, juntamente com outro célebre projectista de aviões, Vladimir Petliakov, acusado de ter criado um partido fascista. Em 1939 foi transferido para a prisão de Bolchiévo, nas proximidades de Moscovo, onde estavam encarcerados outros dos seus colegas. Oficialmente foi condenado a dez anos de prisão mas, em 1944, foi libertado graças aos bons serviços prestados ao país. A sua completa reabilitação só teria lugar, no entanto, uma década após a morte de Estaline.
O seu filho Alexei foi igualmente um famoso projectista de aviões comerciais, em particular do Tupolev Tu-144, conhecido no Ocidente – de forma irónica – por Konkordski, em virtude da sua enorme semelhança com o Concorde.
Sem comentários:
Enviar um comentário