quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17 DE DEZEMBRO - SÉRGIO BORGES

EFEMÉRIDESérgio Justo Camacho Borges, cantor português, morreu no Funchal em 17 de Dezembro de 2011. Nascera na mesma cidade em 18 de Outubro de 1943. Pertenceu ao Conjunto Académico João Paulo, grupo originário da ilha da Madeira que ele ajudou a fundar em 1964 e que, nos anos 1960, teve grande sucesso.
Em 1966, Sérgio Borges ficou em 2º lugar no Festival RTP da Canção, com “Eu Nunca Direi Adeus”. O tema foi editado num disco do Conjunto Académico João Paulo. No mesmo ano, Sérgio Borges recebeu o Prémio da Imprensa.
Com “Onde Vais Rio Que Eu Canto”, da autoria de Nóbrega e Sousa e Joaquim Pedro Gonçalves, venceu o VII Grande Prémio da Canção realizado em 1970 e participou no Festival Yamaha realizado em Tóquio.
Depois de uma pausa, o grupo passou a denominar-se Sérgio Borges & Conjunto João Paulo. O último disco do grupo foi editado em 1972.
Durante vários anos, Sérgio Borges actuou no Casino da Madeira. Em 1986, participou no Festival RTP da Canção com “Quebrar A Distância”, música de Paulo Ferraz e letra dele próprio.
Em 2004, lançou o CD “40 Anos a Cantar”, um disco com os seus maiores êxitos e ainda cinco novos temas. No ano seguinte, foi um dos nomes homenageados com o Galardão da Cultura atribuído pelo Governo Regional da Madeira. Faleceu em Dezembro de 2011, com 68 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...