quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

25 DE DEZEMBRO - DONA CANÔ

EFEMÉRIDEDona Canô, de seu verdadeiro nome Claudionor Viana Teles Velloso, cidadã centenária brasileira, conhecida por ser mãe de dois importantes nomes da música popular, Caetano Veloso e Maria Bethânia, morreu em Santo Amaro da Purificação no dia 25 de Dezembro de 2012. Nascera na mesma localidade em 16 de Setembro de 1907.
Além dos dois célebres músicos, Dona Canô foi mãe de mais seis filhos. Era viúva de José Teles Veloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em Dezembro de 1983, aos 82 anos de idade.
Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas as suas memórias através do livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes de terminar a obra.
Em 2009, Caetano Veloso, em entrevista a “O Estado de São Paulo”, declarou a razão do seu apoio à candidatura de Marina Silva: «Não posso deixar de votar nela. Ela é meio preta é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando grosseiro. Ela fala bem».  
Esta frase causou grande repercussão, chegando a fazer com que Dona Canô quisesse ligar para o presidente Lula para lhe pedir desculpas em nome do filho: «Lula não merece isto. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vote em quem quiser, não precisa ofender nem procurar confusão».  
A polémica praticamente ficou sanada, quando Lula ligou pessoalmente para Dona Canô e desculpou o filho: «Não fique chateada nem preocupada, porque gosto muito da senhora e gosto também do Caetano. Está tudo bem, estas coisas acontecem».
Quando perguntada sobre a sua própria fama, Dona Canô dizia não entender a razão: «Apenas fiquei conhecida por causa dos meus dois filhos, que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...