terça-feira, 22 de dezembro de 2015

22 DE DEZEMBRO - CARLOS GRAÇA

EFEMÉRIDECarlos Alberto Monteiro Dias da Graça, médico, político e escritor santomense, nasceu em São Tomé e Príncipe no dia 22 de Dezembro de 1931. Morreu em Lisboa, em 17 de Abril de 2013, após doença prolongada. De família cabo-verdiana, exerceu em São Tomé e Príncipe as funções de médico e político, tendo estado directamente envolvido na luta pela independência do seu país.
Foi médico particular do então presidente do Gabão Omar Bongo. Desde cedo (1961), participou nas lutas políticas pela libertação de São Tomé e Príncipe, no seio do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP) em Libreville (Gabão). Foi co-fundador do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) em 1972.
Nos preparativos para a independência, em 1974, Carlos Graça assumiu a função de ministro dos Assuntos Sociais. Após a independência, foi ministro da Saúde e dos Assuntos Sociais no governo de transição e nos primeiros governos após a independência, até Janeiro de 1977 – ano em que se demitiu por discordar das opções políticas seguidas. Exilou-se no Gabão.
Em 1979, foi condenado à revelia a 24 anos de trabalhos forçados. Em 1983, presidiu a Frente de Resistência Nacional de São Tomé e Príncipe, que abandonou três anos depois. 
De 1988 a 1990, devido a novas condições políticas, foi ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1990, foi eleito secretário-geral do MLSTP, então transformado em partido – o PSD. Primeiro-ministro de 1994 a 1996, candidatou-se à Presidência, em 1996, tendo sido derrotado.
Publicou várias obras, de que se destacam: “Ensaio sobre a condição humana” (2004), “João Paulo II Político” (2007), “Che Guevara, personagem mítico” e “Memórias políticas de um nacionalista santomense sui generis” (2012).
Participou no VII Congresso Internacional de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos promovido pela União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos em Lisboa (2010). Defendeu a organização do congresso seguinte em São Tomé, cabendo-lhe a presidência. A saúde, porém, não o deixou ver cumprido aquele desejo e o congresso foi transferido para Curitiba, no Brasil. Faleceu com 81 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...