domingo, 6 de dezembro de 2015

6 DE DEZEMBRO - INÁCIO DA COSTA QUINTELA

EFEMÉRIDEInácio da Costa Quintela, oficial da marinha, tradutor e escritor português, morreu em Lisboa no dia 6 de Dezembro de 1838. Nascera na mesma cidade em 1763.
Entrou na Academia de Marinha, onde terminou o respectivo curso em 1791. Ingressou então na Marinha e subiu rapidamente de posto até que, seis anos depois, já comandava uma fragata no Mediterrâneo, sob as ordens do marquês de Nisa.
Distinguiu-se numa batalha contra um barco francês, em 15 de Maio de 1801, onde demonstrou tal coragem que lhe valeu a admiração e simpatia dos seus contemporâneos. Apenas se rendeu quando já não podia de forma alguma ripostar, como estava consignado nas leis da marinha. À partida, sabia-se que não havia qualquer hipótese contra o inimigo, que tinha um arsenal bastante superior e lhe poderia ter causado a morte.
Comandou a nau “Afonso” na esquadra que levou a família real para o Brasil, em Novembro de 1807.
Tornou-se vice-almirante, vinte anos depois de ter entrado para a marinha, servindo às ordens do infante D. Carlos. Já major general, em 24 de Fevereiro de 1821, foi designado ministro do Reino (correspondente a primeiro-ministro).
Com o regresso de D. João VI a Portugal, tornou-se ministro da Marinha até à “Vilafrancada”.
Após o juramento da Carta Constitucional, em 31 de Julho de 1826, foi nomeado novamente ministro da Marinha. Em Dezembro do mesmo ano, por não se sentir identificado com o novo governo, deixou definitivamente os cargos públicos.
No final da sua vida, dedicou-se a escrever os “Anais da Marinha Portuguesa”, (obra publicada postumamente pela Academia Real de Ciências em 1830 e 1840, ainda que incompleta). Foi também poeta, tendo convivido com alguns dos mais conhecidos autores da época. Terá feito uma tradução em verso da “Eneida” de Virgílio e, supostamente, algumas versões de odes de Horácio, publicadas nos “Anais da Ciência das Artes e das Letras”.

NB – Apesar de exaustivas pesquisas, não foi encontrada qualquer gravura/pintura retratando Inácio da Costa Quintela.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...