quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

30 DE DEZEMBRO - LEW AYRES

EFEMÉRIDELew Ayres, actor norte-americano, intérprete do personagem Dr. Kildare no cinema, morreu em Los Angeles no dia 30 de Dezembro de 1996. Nascera em Mineápolis, Minnesota, em 28 de Dezembro de 1908.
Criado em San Diego, fugiu da escola para se dedicar à vida artística. Tocava banjo numa banda que se apresentava em clubes, quando foi descoberto por um caçador de talentos, que o levou para Hollywood.
Estreou-se em 1929, em “The Sophomore”, filme dirigido por Leo McCarey. Ainda no mesmo ano, teve actuação destacada – ao lado de Greta Garbo – em “O Beijo”, o que lhe valeu o papel principal em “All Quiet on the Western Front” (1930), o clássico pacifista de Lewis Milestone. Além do grande sucesso comercial, o filme levou-o ao estrelato e teve profundo impacto na sua vida pessoal e nas suas convicções.
Entretanto, a sua boa aparência e maneiras suaves contribuíram para que fosse escalado para produções menores, onde interpretou personagens sem grande densidade dramática, que em nada serviram para consolidar o prestígio já por si adquirido.
Tornou-se ídolo das matinées, entre 1938 e 1942, ao aceitar o papel de Dr. Kildare em nove filmes da série com o mesmo nome, produzida pela MGM. Um dos bons momentos dessa fase foi também “Holiday” (1938) de George Cukor, onde fez de irmão sempre bêbado de Katherine Hepburn.
Quando começou a Segunda Guerra Mundial, muitos actores envolveram-se directamente no conflito. Lew Ayres, porém, coerente com as suas ideias pacifistas, declarou-se partidário da “objecção de consciência” contra conflitos armados, engajamentos militares e armas em geral. Visto como covarde, recebeu o desprezo dos estúdios e do público. No entanto, serviu durante mais de três anos no corpo médico na Nova Guiné e Filipinas, cuidando dos feridos de guerra, na função de assistente de capelão. Em 1946, “perdoado” por Hollywood e pelos espectadores, recomeçou a carreira com “The Dark Mirror”, um clássico do “cinema negro” de Robert Siodmak. Em 1949, foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor pela sua actuação em “Johnny Belinda” (1948), um drama muito elogiado de Jean Negulesco.
A partir daí, embora continuasse a representar nas décadas seguintes, passou a dedicar-se especialmente à televisão. Um convite para reviver o personagem Dr. Kildare na TV acabou frustrado, quando viu recusado o seu pedido de não haver publicidade ao tabaco. Além de telefilmes, participou em várias séries. Uma tentativa de popularizar no Ocidente as suas crenças filosóficas e religiosas, de inspiração oriental, resultou no documentário “Altars of the World” (1976), que recebeu um Globo de Ouro.
Ayres casou-se e divorciou-se das actrizes Lola Lane e Ginger Rogers. Em 1942, jurou nunca mais se casar. Porém, mais de vinte anos depois, uniu-se a Diana Hall, que lhe deu o seu único filho. Foi o casamento mais duradouro, só terminando com o seu falecimento, três décadas depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...